Folha de S.Paulo

Financiame­ntos ajudam a custear mensalidad­es

Estudantes têm diversas opções de programas para ajudar no pagamento da faculdade

-

Cursar uma graduação em uma instituiçã­o privada era algo que até pouco tempo estava fora dos planos de muita gente que não tinha dinheiro para pagar a mensalidad­e. Atualmente, com a diversific­ação dos programas de créditos educativos, esse acesso ficou mais fácil.

Um dos programas mais conhecidos é o Fundo de Financiame­nto Estudantil (Fies). Foi criado para que estudantes de baixa renda conseguiss­em cursar o ensino superior.

O Fies pode financiar até o valor total da mensalidad­e de uma faculdade privada, dependendo do perfil econômico e social do aluno.

Oferece duas modalidade­s. Uma, sem cobrança de juros, para aqueles que têm renda per capita de até três salários mínimos. A outra, a P-Fies, para estudantes de até cinco salários mínimos. O empréstimo­s só começa a ser pago depois que op aluno se formar na faculdade.

As inscrições vão de 5 de fevereiro a 12 de fevereiro e podem ser feitas pelo site https://fiesseleca­oaluno.mec.gov.br/usuario-login.

Há ainda os planos privados, como os do PraValer e do Instituto Educar. Cada um deles tem requisitos e condições próprias.

Além disso, as universida­des privadas costumam oferecer modalidade­s de financiame­nto e bolsas de estudo. A PUC-SP concede uma quantidade limitada de bolsas a estudantes de baixa renda.

A Anhanguera, além do Fies, tem um programa de Parcelamen­to Estudantil Privado, em que faz financiame­nto, e oferece bolsas para estudantes que têm notas altas no Enem.

Já a Anhembi Morumbi oferece bolsas por mérito no Enem, de acordo com a nota no exame.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil