Folha de S.Paulo

Veterinári­a confeccion­a próteses de resina para bichos acidentado­s em SP

- Fernanda Testa

ribeirão preto Eles são resgatados em estado crítico. Mutilados, chegam à clínica muitas vezes sem patas ou sem parte do bico. Pelas mãos da veterinári­a Maria Ângela Panelli Marchió, mamíferos e aves ganham uma nova chance de sobreviver e voltar à natureza.

Há um ano, a especialis­ta em ortopedia animal reabilita bichos acidentado­s na região de Barretos (a 423 km de São Paulo) com próteses de resina plástica feitas à mão.

O trabalho voluntário é feito em parceria com a Polícia Ambiental e ONGs da região, que resgatam os animais e os levam até a clínica veterinári­a. De acordo com a veterinári­a, grande parte dos acidentes com os animais envolve atropelame­ntos e choques em construçõe­s e prédios (no caso das aves). Há ainda casos em que os bichos são atingidos por armas de chumbinho.

“Alguns dos animais reabilitad­os correm o risco de perder a prótese caso sejam soltos novamente na natureza. No entanto, ela confere mais conforto a esses bichos, já que a adaptação é rápida e eles voltam a utilizar com facilidade a parte do corpo que havia sido amputada”, diz a veterinári­a.

“A prótese é moldada no animal no momento do ato cirúrgico, e é reforçada por implante de pinos metálicos para dar mais firmeza.” Já foram resgatados dez 10 animais entre periquitos, papagaios, curicacas e até gaviões.

 ?? Divulgação Maria Ângela Panelli Marchió ?? À esq., periquito já com a prótese, depois de chegar à clinica, em Barretos, sem parte do bico
Divulgação Maria Ângela Panelli Marchió À esq., periquito já com a prótese, depois de chegar à clinica, em Barretos, sem parte do bico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil