Folha de S.Paulo

Australian Open tem dia de zebras no feminino e vitória suada de Federer

-

são paulo Em uma sexta-feira (24) bastante movimentad­a no Australian Open, a americana Cori Gauff, 15, conseguiu o melhor resultado de sua curta carreira ao derrotar a japonesa Naomi Osaka, 22, atual campeã, por 2 sets a 0 (6/3, 6/4), na terceira rodada.

Coco, como é conhecida a adolescent­e, iguala sua melhor campanha em torneios do Grand Slam até agora. No ano passado, ela também chegou às oitavas de final em Wimbledon, quando surgiu com grande destaque no circuito profission­al mesmo tendo idade para atuar por mais três anos no juvenil.

No US Open de 2019, a americana perdeu justamente para Osaka na terceira rodada. Após aquele jogo, a japonesa, atualmente número 4 do mundo, consolou Gauff, e as imagens do momento entre as duas ganharam o mundo.

No próximo domingo (26), a nova sensação do tênis mundial terá pela frente a compatriot­a Sofia Kenin, 21, 15ª colocada do ranking mundial.

Pouco antes da queda de Osaka, também haviam sido derrubadas a americana Serena Williams, 9ª do ranking mundial e que buscava seu 24º título de Grand Slam, e a dinamarque­sa Caroline Wozniacki.

Serena, 38, foi superada pela chinesa Qiang Wang, 28 e atualmente a 29ª do ranking, por 2 sets a 1 (6/4, 6/7 e 7/5).

No US Open do ano passado, em que foi finalista, a americana superou a adversária por 6/1 e 6/0 nas quartas de final.

Já Wozniacki, ex-número 1 do mundo e hoje a 36ª do ranking, se aposentou aos 29 anos após derrota para a tunisiana Ons Jabeur, 25 (78ª colocada).

Ela havia anunciado no ano passado que seu último torneio seria o Australian Open, o único da série de Grand Slam vencido por ela, em 2018.

Na chave masculina, O suíço Roger Federer, 38, esteve perto de ser eliminado, mas conseguiu superar o tenista da casa John Millman, 30, no tiebreak de desempate do quinto set (10 a 8).

A partida pela terceira rodada durou 4 horas e 3 minutos e terminou com vitória do suíço por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 7/6, 6/4, 4/6 e 7/6. Esse foi o centésimo triunfo dele no torneio, o que lhe rendeu uma homenagem da organizaçã­o ao fim do confronto.

Nas oitavas, Federer, atualmente o número 3 do mundo, enfrentará o húngaro Marton Fucsovics (67º). O jogo está marcado para domingo (26).

Número 47 do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profission­ais), Millman nunca passou às oitavas de final no torneio de Melbourne. Ficou bem próximo nesta sexta, ao abrir 8 a 4 na parcial decisiva, mas viu Federer marcar seis pontos seguidos para virar.

 ??  ?? A americana Coco Gauff 1 , de apenas 15 anos, comemora sua vitória no Australian Open sobre a atual campeã do torneio, a japonesa Naomi Osaka 2 , nesta sexta (24); em outra zebra, a americana Serena Williams
3 foi eliminada com derrota para a chinesa Qiang Wang; a terceira rodada do torneio também ficou marcada pela despedida da dinamarque­sa Caroline Wozniacki
4 , ex-número 1 do mundo que se aposentou aos 29 anos; na chave masculina, o suíço Roger Federer 5 sofreu para bater o australian­o John Millman em 5 sets
A americana Coco Gauff 1 , de apenas 15 anos, comemora sua vitória no Australian Open sobre a atual campeã do torneio, a japonesa Naomi Osaka 2 , nesta sexta (24); em outra zebra, a americana Serena Williams 3 foi eliminada com derrota para a chinesa Qiang Wang; a terceira rodada do torneio também ficou marcada pela despedida da dinamarque­sa Caroline Wozniacki 4 , ex-número 1 do mundo que se aposentou aos 29 anos; na chave masculina, o suíço Roger Federer 5 sofreu para bater o australian­o John Millman em 5 sets
 ?? Hannah Mckay/Reuters ??
Hannah Mckay/Reuters
 ?? Edgar Su/Reuters ??
Edgar Su/Reuters
 ?? Zhu Wei/Xinhua ??
Zhu Wei/Xinhua
 ?? Fotos David Gray/AFP ??
Fotos David Gray/AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil