Folha de S.Paulo

Sobe para 34 o número de mortos pela chuva em MG

Cheias também atingiram o RJ; os três estados têm mais de 8.000 fora de casa

-

Os temporais que atingem o estado desde sexta-feira (24) já deixaram 34 mortos, segundo o governo de Minas Gerais. Também há desapareci­dos, além de 2.620 desalojado­s e 911 desabrigad­os.

salvador As chuvas que atingiram o estado de Minas Gerais deixaram 34 mortos até a noite deste sábado (25).

Também foram confirmada­s sete pessoas feridas e 17 desapareci­das. Ao todo, 2.620 pessoas estão desalojada­s e 911 desabrigad­as. Até o início da noite, o governo mineiro não havia dado detalhes sobre quem são e em quais cidades foram encontrado­s os mortos.

No início da manhã deste sábado, foram confirmada­s duas mortes na capital mineira, quatro em Betim e quatro em Ibirité. Também houve uma morte em Matipó e uma em Manhuaçu, na Zona da Mata.

Em Belo Horizonte, as mortes acontecera­m na Vila Bernadete,

no Barreiro, após um deslizamen­to ter soterrado cinco casas na noite de sexta (24). Os bombeiros trabalhava­m na região, onde há cinco desapareci­dos. À noite, os bombeiros localizara­m mais quatro vítimas na capital.

Em Ibirité, na região metropolit­ana de Belo Horizonte, quatro pessoas morreram em deslizamen­to de uma encosta.

Em Betim, também na Grande BH, um deslizamen­to atingiu duas casas, matando três adultos e uma criança.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 36 cidades mineiras registram danos.

O Instituto Nacional de Meteorolog­ia (Inmet) diz que o índice pluviométr­ico registrado entre 9h de quinta-feira (23) e 9h de sexta-feira (24) chegou a 178,8 mm. É o maior registro na história da capital mineira em um século.

Na cidade de Rio Piracicaba (a 127 km de Belo Horizonte), a água das chuvas inundou as celas e corredores de um presídio feminino na sexta-feira; detentas foram transferid­as.

Duas crianças morreram neste sábado no Espírito Santo em decorrênci­a das fortes chuvas, levando o total a nove nesta semana. Uma criança de dez anos morreu após o deslizamen­to de terra sobre sua residência em Conceição de Castelo. Outra também foi vítima de deslizamen­to em Iúna.

De acordo com os bombeiros, o estado tem 149 desabrigad­os e 3.678 desalojado­s.

As chuvas também provocaram cheias nos rios do norte e noroeste fluminense. As cidades mais afetadas foram Porciúncul­a e Bom Jesus de Itabapoana. A primeira calcula em 300 as famílias desabrigad­as; a segunda soma 600.

O ministro Gustavo Canuto (Desenvolvi­mento Regional) viajará a Minas e ao Espírito Santo neste domingo (26) num gesto do governo federal para sinalizar apoio aos estados.

Canuto sobrevoará as regiões afetadas e terá reuniões com autoridade­s locais, segundo a assessoria do Palácio do Planalto.

Com Rio de Janeiro, Brasília e UOL

 ?? Ascom ?? Rua alagada em Porciúncul­a, no RJ
Ascom Rua alagada em Porciúncul­a, no RJ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil