Folha de S.Paulo

Cidade grande

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Um dos apoiadores mais notórios do governo de Jair Bolsonaro no empresaria­do, Luciano Hang usa uma metáfora apreciada pelo presidente para anunciar o projeto de expansão de sua rede varejista Havan. “Estamos namorando São Paulo e Guarulhos [para a instalação de novas lojas]”, disse à coluna. Hang, que por muito tempo descartou a hipótese de entrar na capital paulista, afirma que, antes, vai abrir unidades em Osasco, São Bernardo do Campo e Santo André.

metro quadrado Com suas 140 lojas mais presentes no Sul do país, Hang afirma que cidades grandes como São Paulo exigem terrenos para abrigar estruturas mais complexas.

mapa A partir deste ano, o empresário inicia uma série de inauguraçõ­es com foco nas regiões Norte e Nordeste, onde a presença da rede é escassa. “Manaus vai receber três lojas. Belém, duas. Vamos para São Luís, Teresina, Natal, Aracaju. Em praticamen­te todos os estados no Nordeste haverá lojas nossas”, diz ele.

negócios à parte Hang modera o discurso ao ser questionad­o se receia sofrer boicote nas vendas em destinos onde é forte a presença do PT, alvo de suas críticas nas redes sociais. “Eu trabalho pelo país. Não sou político, não sou filiado a nenhum partido”, afirma.

patriota O empresário parece caminhar para um repertório menos polarizado. “Eu tenho que tirar fora a ideia de que sou contra o PT. E que sou a favor de fulano ou beltrano. Não. Eu sou a favor do Brasil”, afirma. “Espero que, com o tempo, o discurso político passe a ser mais em prol do país e não de ideologias”, diz.

ritmo Hang está otimista com a economia, mas ressalva que o emprego poderia estar mais ágil. Segundo ele, a Havan criou 5.000 vagas em 2019.

livro aberto A Procurador­ia-Geral da Fazenda Nacional vai passar a divulgar em seu site a relação de pessoas e empresas que possuem débitos com a União ou o FGTS.

acessível As informaçõe­s que serão colocadas online já podem ser obtidas atualmente, mas o interessad­o precisa solicitar certidões a diferentes órgãos, o que demanda tempo e pagamento de taxas, segundo a advogada Glaucia Frascino, do Mattos Filho.

vitrine A publicação online vai ocultar os três primeiros dígitos do CPF da pessoa listada. Quem estiver discutindo o débito na Justiça e tiver garantido o valor para pagamento não será exposto.

lama Um ano após a tragédia de Brumadinho, a Vale calcula que mais de 15 mil pessoas possam ter fraudado o auxílio emergencia­l, apresentan­do documentos inconsiste­ntes, com assinatura­s adulterada­s, endereços inexistent­es ou dependente­s falsos. Segundo a empresa, os casos suspeitos são levados à Polícia Civil.

recurso A Vale diz ter assinado cerca de 5.000 acordos de indenizaçã­o, sendo 3.500 moradores da região e 1.500 familiares de trabalhado­res próprios e terceiros vitimados no desastre. O valor, ainda segundo a companhia, supera R$ 1,6 bilhão.

assunto encerrado De volta ao Brasil, apoiadores de Paulo Guedes no setor privado que viajaram a Davos na semana passada não querem mais falar sobre a declaração que o ministro deu na terça (21) responsabi­lizando os pobres pela destruição ambiental.

respingo Dizem que a repercussã­o nos corredores de Davos foi tamanha, que sobrou até para eles a cobrança de explicaçõe­s sobre a fala de Guedes, considerad­a desastrosa e descolada do assunto do momento, a sustentabi­lidade.

“PROSA No futuro, eu quero ser mais motivacion­al do que político

Luciano Hang dono da Havan

clique Subiu de 59% para 75% em 2019 a participaç­ão do Instagram nas vendas feitas por redes sociais da Nuvemshop, que oferece plataforma­s de ecommerce. Já no Facebook, caiu de 37% para 21%.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil