Folha de S.Paulo

Governo recorre de decisão que barra divulgação do Sisu

-

BRASÍLIA A AGU (Advocacia-Geral da União) recorreu neste sábado (25) da decisão da Justiça Federal em São Paulo que suspendeu a etapa de seleção do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) após o término do período de inscrição neste domingo (26).

O recurso foi apresentad­o ao TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região após decisão de sexta (24). A AGU pede urgência na decisão alegando que a suspensão apresenta “graves prejuízos à política pública de ensino superior”.

A Justiça Federal em São Paulo determinou a suspensão do Sisu logo após o fim das inscrições. A decisão foi tomada com base no pedido da Defensoria Pública da União feito em razão dos erros no cálculo da nota do Enem de cerca de 6.000 candidatos.

O juiz Hong Kou Hen também determinou que o Inep, instituto responsáve­l pelo Enem, comprove em até cinco dias que a revisão das notas com falhas foi considerad­a para a readequaçã­o das notas de todos os candidatos ao Enem e que todos os participan­tes que pediram a revisão tiveram o pedido avaliado, ainda que não atendido, e receberam resposta.

O magistrado, porém, indeferiu pedido da Defensoria para prorrogar o período de inscrições. Segundo sua decisão, apenas a seleção após essa etapa deve ser suspensa —o que, na prática, impedirá a divulgação da lista de aprovados.

Após comemorar o que seria a melhor edição da história do Enem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou que participan­tes receberam notas erradas. O MEC disse que o problema atingiu 5.974 pessoas, que tiveram as notas alteradas. Porém, 172 mil candidatos encaminhar­am mensagens ao Inep com queixas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil