Folha de S.Paulo

Tóquio inspira karaoke na República

Inspirada em casa japonesa, karaoke no alto de prédio histórico do centro recebe 15 mil clientes por mês

- Carolina Moraes

Na contramão dos populares karaokes da Liberdade, que funcionam em espaços fechados, os sócios Junior Passini, 35, e Fábio Balestro, 38, preferiram investir em um empreendim­ento aberto, com uma vista da cidade.

O público comprou a ideia. Batizada de Tokyo, a mistura de karaoke, bar e restaurant­e recebe 15 mil pessoas por mês desde que foi inaugurada, em abril de 2018.

Inspirado na cultura nipônica, o complexo ocupa nove andares de um prédio modernista com a fachada tombada. Das janelas, dá para ver os edifícios Itália e Copan. O público já pode usar do sexto ao nono andar do prédio. O quinto será inaugurado em maio.

A ideia do projeto surgiu depois que a dupla de sócios conheceu o Karaoke Kan, famoso ponto de Tóquio onde Sofia Coppola gravou uma cena do filme “Encontros e Desencontr­os”,

com Scarlett Johansson.

As festas na pista de dança fazem sucesso na Tokyo, mas as salas de karaokes —há espaços privados e uma área coletiva— continuam o centro do negócio.

A atmosfera japonesa ficou preservada. “Os sofás das salas coletivas são bem confortáve­is porque, no Japão, as pessoas têm costume de ir do trabalho direto para o karaoke”, conta Mila Strauss, arquiteta da MM18, responsáve­l pela reforma do prédio.

Cada sala é inspirada em um bairro de Tóquio —um deles é o boêmio Shibuya, onde fica o Karaoke Kan. Mas a vista para o centro é uma das caracterís­ticas mais especiais do projeto, para a arquiteta.

“Muita gente que não frequentav­a a região consegue ter uma ideia do que acontece por ali”, afirma. *

 ??  ?? Sala coletiva de karaoke da Tokyo, na região central
Sala coletiva de karaoke da Tokyo, na região central

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil