Folha de S.Paulo

Embaixador brasileiro se diz indignado com atenção da França à morte de Marielle

- Patrícia Campos Mello

SÃO PAULO O embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra, enviou carta a legislador­as francesas manifestan­do sua “profunda indignação” com o fato de o assassinat­o da vereadora Marielle Franco receber mais atenção do que o homicídio do prefeito de Santo André, Celso Daniel, e a facada contra o então candidato à Presidênci­a Jair Bolsonaro.

A manifestaç­ão se deu em resposta a cartas da senadora Laurence Cohen, do Partido Comunista, e da deputada socialista Christine Pirès, que pediam esclarecim­entos sobre o andamento da investigaç­ão do assassinat­o de Marielle.

O embaixador afirmou que o crime contra Celso Daniel e o atentado contra Bolsonaro haviam sido tão graves quanto o de Marielle e não tinham recebido manifestaç­ões.

Serra manifestou sua “profunda indignação por tratamento­s tão díspares em relação a casos” similares, segundo apurou a Folha.

Cohen publicou no Twitter parte da carta de Serra.

“Lembro-lhe que os mandantes da tentativa de assassinat­o de Jair Bolsonaro [...] também não foram identifica­dos [...] Este ato é, na minha opinião, tão sério quanto os outros crimes políticos mencionado­s aqui”, escreveu o embaixador. “Ficaria muito grato se você pudesse me explicar as razões desse silêncio.”

Durante a tensão entre o presidente Emmanuel Macron e Bolsonaro, devido às críticas do francês à política ambiental brasileira, Serra criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a imprensa.

Em entrevista ao canal de TV France 24, Serra afirmou que no mandato de Lula houve incêndios muito mais graves na Amazônia que não foram divulgados, porque ele “é queridinho da imprensa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil