Folha de S.Paulo

Petra no sapato

Sabe o que realmente prejudica a reputação de uma nação?

- Flávia Boggio Roteirista e autora do núcleo de humor da TV Globo

Caro secretário de Comunicaçã­o, não sei se essa coluna vai chegar até o senhor, já que seu chefe cancelou as assinatura­s da Folha. Sua agenda também deve ter outras prioridade­s, como disfarçar escândalos de corrupção da sua secretaria.

Escrevo para falar sobre os posts em relação à cineasta Petra Costa, na conta do Twitter da Secretaria de Comunicaçã­o. Imagino que o órgão esteja sem verba para contratar um tradutor, já que o texto, em inglês, foi redigido por alguém que repetiu o primeiro módulo do curso da Fisk. Compreensí­vel, já que o senhor prefere usar dinheiro público para fins pessoais.

Nas postagens, a Secom acusa a cineasta de “sujar a imagem do país com uma série de fake news”. Bem, meu caro secretário, não sei se o senhor sabe, mas fake news, como o nome diz, são notícias falsas divulgadas por jornais, rádios e sites de origem duvidosa. Uma cineasta dando uma entrevista, mesmo que seja sobre a chegada do ET de Varginha, não é fake news. Usar a conta de órgão do governo para fazer uma falsa acusação é.

No tuíte seguinte, a Secom diz que Petra Costa, “sem o menor senso de respeito por sua terra natal”, alega que “a Amazônia vai se tornar uma savana em breve e que o presidente Bolsonaro ordena o assassinat­o de afro-americanos e homossexua­is”.

Bem, meu caro secretário, talvez seu chefe tenha escondido os dados, mas os focos de queimadas na Amazônia aumentaram 30% em 2019. Se a cineasta está preocupada, então tem um senso de respeito pela terra natal. Além disso, em nenhum momento ela falou que o governo ordenou assassinat­os. Mesmo porque “afro-americanos”, como escreveram no post, costumam viver nos Estados Unidos.

Por último, vocês acusam Petra de “denegrir uma nação”. Bem, meu caro secretário, “denegrir” é uma palavra que caiu em desuso. Mas, já que o senhor falou no assunto, sabe o que realmente prejudica a reputação de uma nação? Ministro da Justiça proteger filho de presidente. Secretário usar dinheiro público para favorecer, em milhões, a própria empresa. E órgão oficial usar o aparato do Estado para atacar artista, o que só valida o que Petra tem falado nas entrevista­s.

Muito mais do que levar um filme brasileiro ao Oscar.

 ?? Galvão Bertazzi ??
Galvão Bertazzi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil