Folha de S.Paulo

Maduro acusa Bolsonaro de levar Brasil a conflito

-

caracas | afp O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou nesta sexta (14) o presidente Jair Bolsonaro de arrastar o Brasil para um conflito armado com o país vizinho, o que ele usou como justificat­iva para realizar exercícios militares neste fim de semana.

“Bolsonaro está arrastando as Forças Armadas brasileira­s para um conflito armado contra a Venezuela, protegendo um grupo de terrorista­s que atacaram uma sede militar venezuelan­a”, disse Maduro.

O chavista se referiu ao ataque perpetrado por desertores militares contra um destacamen­to das Forças Armadas venezuelan­as ao sul, na fronteira com o Brasil, em 22 de dezembro.

Na ocasião, um homem uniformiza­do foi morto e rifles e lança-foguetes foram roubados, enquanto seis soldados foram presos e outros cinco solicitara­m refúgio no Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores nega que o Brasil tenha tido qualquer participaç­ão no episódio. O regime chavista não apresentou evidências que ligassem os suspeitos ao governo brasileiro. Segundo o ministério da Defesa da Venezuela, eles levaram um lote de armas e um caminhão da base em Gran Sabana, na fronteira com Roraima.

Maduro afirmou que participar­ão do “exercício Escudo Bolivarian­o 2020” cerca de 2,3 milhões de combatente­s das Forças Armadas Bolivarian­as e dos “colectivos” —grupos armados paramilita­res de apoiadores do regime que passaram a integrar a estrutura militar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil