Folha de S.Paulo

CAIU NA REDE

- com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo monica.bergamo@grupofolha.com.br

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, vai entregar ao procurador-geral da República, Augusto Aras, um relatório de casos em que integrante­s do Ministério Público Federal fazem ataques públicos a jornalista­s, advogados ou integrante­s do Judiciário em redes sociais.

REDE 2

Um dos exemplos que o advogado citará é o do procurador Alexandre Schneider, de Bento Gonçalves (RS). Ele postou no Instagram uma mensagem que dizia: “Cuidado para você que quer ser jornalista: não confunda dar furo de reportagem com dar o furo pela reportagem”.

REDE 3

A postagem foi feita depois que a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha, foi vítima de insultos e ofensas de cunho sexual na CPMI das Fake News.

É MEU

Schneider não quis se manifestar “por se tratar de um perfil privado”, segundo a assessoria do MPF-RS.

BOM SENSO

A corregedor­ia do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que fiscaliza a categoria, já editou regras que proíbem procurador­es de fazer nas redes, entre outras coisas, ataques de cunho pessoal.

ME DÊ MOTIVO

Santa Cruz vai relatar também a avalanche de requerimen­tos que a OAB tem recebido de procurador­es depois que se posicionou contrariam­ente em questões como a prisão depois de condenação em segunda instância.

IMPESSOAL

“O poder que a Constituiç­ão deu a cada procurador do país não pode servir a uma visão ideológica, seja de esquerda, seja de direita”, diz ele.

DE VOLTA

O governador João Doria, de São Paulo, retornou da viagem de uma semana que fez aos Emirados Árabes e descansou em sua casa, nos Jardins, onde vive com a mulher, Bia, e os três filhos.

DE VOLTA 2

Doria estava dormindo desde dezembro na residência oficial do Palácio dos Bandeirant­es e não desmentiu a informação de que está se separando. Já Bia Doria seguiu a rotina de primeira-dama, disse que os dois seguem juntos e que o marido nada tinha dito a ela.

ALÔ

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, enviou um ofício ao ministro Sergio Moro (Justiça) solicitand­o apoio do ministério, por meio da Polícia Federal, para apurar veiculação de notícias falsas.

ALÔ 2

O documento se refere a matéria publicada no portal Crítica Nacional que afirma que Regina Duarte teria agendado reuniões com a deputada federal Jandira Feghali e com a empresária Paula Lavigne, mulher de Caetano Veloso. “Ressalto que em apuração interna, verificou-se que não houve qualquer tratativa sobre o assunto abordado na mensagem eletrônica supracitad­a”, diz o ofício.

CEVICHE

O agente da Polícia Federal Jorge Chastalo Filho, conhecido como ‘Rodrigo Hilbert da PF’ pela semelhança física com o ator global, vai ser transferid­o para Lima, no Peru, onde ficará por três anos como adido-adjunto da Polícia Federal.

EXEMPLAR

A transferên­cia partiu do próprio diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, em reconhecim­ento ao trabalho feito por Chastalo durante a prisão de Lula —o agente era o carcereiro responsáve­l pelo ex-presidente.

MILHAS

A Spcine, empresa de cinema e audiovisua­l de São Paulo, terá um estande fixo no European Film Market, feira de negócios que ocorre durante o Festival de Berlim.

 ?? Fotos Mathilde Missioneir­o/Folhapress ?? TERCEIRO SINAL
As atrizes Camila Pitanga 1 e Josi Lopes 2 integram o elenco da peça “Por Que Não Vivemos?”, que estreou na quinta-feira (13) no Teatro Cacilda Becker, na zona oeste de São Paulo. Os atores Giovanni Venturini 3 e Luciano Chirolli
4 estiveram lá, assim como a artesã e namorada de Camila Pitanga, Beatriz Coelho 5.
Fotos Mathilde Missioneir­o/Folhapress TERCEIRO SINAL As atrizes Camila Pitanga 1 e Josi Lopes 2 integram o elenco da peça “Por Que Não Vivemos?”, que estreou na quinta-feira (13) no Teatro Cacilda Becker, na zona oeste de São Paulo. Os atores Giovanni Venturini 3 e Luciano Chirolli 4 estiveram lá, assim como a artesã e namorada de Camila Pitanga, Beatriz Coelho 5.
 ??  ?? CELEBRANDO
O cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo,
Hak You Kim 1 , promoveu na quarta (12), em sua casa na capital paulista, um coquetel em comemoraçã­o à premiação do filme “Parasita” no Oscar. O ex-secretário da Cultura de São Paulo
André Sturm 2 , os executivos Chris Jung e 3 Eduardo
Jin 5 e a cineasta Paula
Kim 4 comparecer­am.
CELEBRANDO O cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, Hak You Kim 1 , promoveu na quarta (12), em sua casa na capital paulista, um coquetel em comemoraçã­o à premiação do filme “Parasita” no Oscar. O ex-secretário da Cultura de São Paulo André Sturm 2 , os executivos Chris Jung e 3 Eduardo Jin 5 e a cineasta Paula Kim 4 comparecer­am.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil