Folha de S.Paulo

Antonio Candido ganha biografia com 293 fotos

- Bruno Molinero bruno.molinero@grupofolha.com.br

O menino na capa do livro pouco lembra a imagem que ficou famosa —a do homem de bigodes e óculos. Mas os olhos, com uma mistura de calma e curiosidad­e, não deixam dúvidas. Ali está Antonio Candido.

Quase três anos após a sua morte, o professor, ensaísta e um dos principais críticos literários brasileiro­s ganha uma fotobiogra­fia assinada por sua filha, Ana Luisa Escorel, lançada pela Ouro Sobre Azul.

“A Formação de Antonio Candido”, porém, é mais do que uma sequência de 293 fotografia­s, a maior parte delas pertencent­es ao arquivo pessoal de Candido, que foi doado para o Instituto de Estudos Brasileiro­s da USP. “Tem um caráter ensaístico, de como ele se transformo­u”, diz Escorel.

Os textos do primeiro capítulo são entrecorta­dos com anotações do próprio Candido sobre a infância. Neles, acompanham­os meninos aprisionan­do besouros e o dia em que crítico vestiu uma cartolinha de papelão, provavelme­nte para o Carnaval, por exemplo.

“A primeira parte tem muito mais graça do que o resto, escrito por mim”, brinca Escorel. O livro será lançado no dia 14 de março, no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas, onde Candido viveu.

AMOR E LOUCURA

Por falar no Instituto Moreira Salles, a unidade da avenida Paulista lança no dia 17 de março “O Infarto da Alma”. O título é assinado por duas chilenas, a fotógrafa Paz Errázuriz e a escritora Diamela Eltit, e traz registros de casais que se formaram no hospital psiquiátri­co Philippe Pinel, na cidade de Putaendo, no Chile. A obra acompanha a inauguraçã­o de uma exposição de Errázuriz no mesmo instituto.

CHIQUITA BANANA

O infantil “Carmen, a Pequena Grande Notável”, que tinha saído pela Edições de Janeiro, vai voltar às livrarias pela Pequena Zahar. O livro é de Heloisa Seixas, Julia Romeu e Graça Lima.

MENTE E MILITÂNCIA

Duas obras de Frantz Fanon, psiquiatra, ensaísta e militante negro nascido em Martinica em 1925, serão publicadas pela Ubu neste ano. Em abril, “Alienação e Liberdade” vai trazer escritos psiquiátri­cos do autor, todos inéditos em português. Em agosto, é a vez de um de seus principais títulos: “Peles Negras, Máscaras Brancas”.

FOGO E PAIXÃO

Após o incêndio na catedral de Notre-Dame, o best-seller britânico Ken Follett escreveu um livro sobre a igreja, cujos lucros serão repassados ao fundo que restaura o local. “Notre-Dame A História de uma Catedral” chega ao Brasil em abril pela Arqueiro, um ano após o fogo.

 ?? Fundo Antonio Candido/ IEB-USP/Divulgação ?? O crítico literário no quintal de casa, em Poços de Caldas, em 1938; imagem da fotobiogra­fia ‘A Formação de Antonio Candido’ (ed. Ouro Sobre Azul)
Fundo Antonio Candido/ IEB-USP/Divulgação O crítico literário no quintal de casa, em Poços de Caldas, em 1938; imagem da fotobiogra­fia ‘A Formação de Antonio Candido’ (ed. Ouro Sobre Azul)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil