Folha de S.Paulo

Espaço pode abrigar as áreas de lazer e de descanso

Varandas amplas proporcion­am versatilid­ade e podem abrigar áreas para lazer e descanso no mesmo ambiente

-

Os adultos querem receber amigos e descansar, as crianças preferem ter um local para brincadeir­as. Como resolver esse dilema e encerrar a disputa pela varanda?

A solução é apostar em espaços multiuso, em que seja possível relaxar, contemplar a vista e, ao mesmo tempo, garantir diversão para a família. Confira algumas dicas.

VARANDA GOURMET

Em apartament­os que têm churrasque­ira e pia instaladas, a área para refeições e eventos já está demarcada. Se a ideia é usar a varanda para as refeições em família ou com amigos, o melhor é apostar em uma mesa de jantar. Colocar um banco em cada lateral ajuda a garantir mais assentos. Em varandas menores ou espaços mais descontraí­dos, uma possibilid­ade é deixar as refeições formais para a sala de jantar e apostar em uma mesa alta, estreita e com banquetas de bar na varanda. Ela servirá tanto para comer como para apenas apoiar os copos durante uma festa. Também abrirá espaço para a colocação de pufes, poltronas ou sofás. Para otimizar a área da churrasque­ira, o melhor é apostar em armários embutidos, prateleira­s e pendurar utensílios nas paredes.

BRINCADEIR­A

Em apartament­os com crianças e jovens, a varanda, muitas vezes, também é espaço para brincadeir­as. Mas isso não significa que ela tenha de ser transforma­da em uma brinquedot­eca. Reserve um espaço para os pequenos do lado oposto ao da churrasque­ira. Aposte em móveis sob medida e multiuso, como estantes com portas, mesas dobráveis presas à parede e baús que podem ser usados também como bancos —os brinquedos ficarão escondidos durante as festas. Uma mesinha infantil também é uma boa opção para integrar as crianças aos eventos dos adultos, reservando a elas seu próprio espaço para refeições.

DESCANSO E CONTEMPLAÇ­ÃO

É possível fazer festas, entreter os pequenos e ainda ter um local para apreciar a vista e relaxar. Investir em pufes, sofás, redes ou poltronas confortáve­is é fundamenta­l. Uma mesinha ao lado garante comodidade para quem quer apoiar um copo ou um livro. Uma luminária voltada apenas para esse móvel também cria uma sensação mais intimista, além de facilitar a leitura. Também é interessan­te apostar em plantas. Paredes vivas e vasos no chão ou suspensos trazem frescor e aconchego. Quanto mais verde melhor.

TV

Muitas famílias gostam de aproveitar a varanda para transformá-la em sala de TV. E não é necessário abrir mão de outros elementos para isso. Apenas é preciso ter clareza sobre a finalidade para qual a TV será usada. Ela pode ficar perto da mesa da churrasque­ira para ser assistida durante as festas ou eventos esportivos. Também pode integrar o "canto das crianças", que se transforma­rá, assim, em "canto da família". Nesse caso, é importante apostar em um sofá que seja confortáve­l para todos. A alta incidência de luz solar na varanda pode dificultar a visualizaç­ão da TV e até danificar o equipament­o. Apostar em cortinas ou persianas mais grossas ou em um blackout é uma boa ideia. Fechar a varanda com vidros também ajuda a torná-la útil durante todas as estações do ano e a amenizar os ruídos.

 ??  ??
 ?? Shuttersto­ck ?? Varanda gourmet
Shuttersto­ck Varanda gourmet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil