Folha de S.Paulo

‘Cidadão Kane’ abre mostra dos cem anos da Folha

Filme sobre um magnata da imprensa americana terá sessão seguida de debate no Espaço Itaú da rua Augusta

- Naief Haddad

são paulo Poucas semanas depois da morte de Charles Foster Kane (Orson Welles), magnata da imprensa americana, o repórter Jerry Thompson (William Alland) é incumbido pelo chefe do seu jornal de desvendar um enigma. Cabe a Thompson descobrir o significad­o de “rosebud”, a última palavra dita por Kane antes de morrer.

O repórter vai então atrás de Bernstein (Everett Sloane), homem de idade avançada que havia sido secretário de Kane por décadas. A certa altura da conversa, falam sobre o peso do passar dos anos.

“A velhice... Essa é a única doença, senhor Thompson, da qual você não espera ser curado”, diz Bernstein.

Lançado em 1941, “Cidadão Kane” tem envelhecid­o muito bem. O filme dirigido e estrelado por Orson Welles se aproxima das oito décadas de existência como um dos maiores clássicos do cinema.

Em uma lista divulgada em 2007 pelos integrante­s do American Film Institute (AFI), “Kane” foi considerad­o o melhor filme da história do cinema dos Estados Unidos.

O longa que consagrou Welles (1915-1985) vai abrir a Mostra de Cinema Folha 100, realizada pelo jornal em parceria com o Espaço Itaú de Cinema. Com entrada gratuita, o título será exibido na terça-feira (18), às 19h, na sala 1 do cinema da rua Augusta, em São Paulo. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedênc­ia no próprio local.

A mostra marca o início das celebraçõe­s do centenário da Folha, jornal fundado em 19 de fevereiro de 1921. Ao longo do ano, serão apresentad­os alguns dos mais relevantes filmes sobre jornalismo.

Depois da exibição de “Cidadão Kane”, haverá um debate com a atriz e diretora Bete Coelho, a cineasta e apresentad­ora Marina Person e o crítico de cinema da Folha Inácio Araújo. A mediação ficará a cargo de Sandro Macedo, editor do Guia Folha.

A mostra vai apresentar filmes mensalment­e, sempre na terceira terça de cada mês.

Prevista para 17 de março, a próxima sessão será de “A Montanha dos Sete Abutres” (1952), que conta a história de um repórter decadente e inescrupul­oso que vislumbra a possibilid­ade de voltar a fazer sucesso tirando proveito de um acidente. Dirigido por Billy Wilder, o filme tem como protagonis­ta Kirk Douglas, que morreu no dia 5 de fevereiro, aos 103 anos.

No dia 14 de abril, a Mostra de Cinema Folha 100 vai exibir “Todos os Homens do Presidente” (1976), dirigido por Alan J. Pakula. Com Robert Redford e Dustin Hoffman nos papéis de repórteres do jornal Washington Post, o filme lembra o escândalo Watergate, que foi determinan­te para a renúncia do presidente republican­o Richard Nixon. O longa ganhou quatro Oscars — roteiro adaptado, ator coadjuvant­e, direção de arte e som. Cidadão Kane Espaço Itaú de Cinema - Augusta, r. Augusta, 1.475, Cerqueira César, São Paulo. Ter. (18), às 19h. Grátis

 ?? Divulgação ?? Cena do filme ‘Cidadão Kane’, dirigido por Orson Welles
Divulgação Cena do filme ‘Cidadão Kane’, dirigido por Orson Welles

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil