Folha de S.Paulo

Veja dicas para curtir o Carnaval com pets

- Lívia Marra folha.com/bompracach­orro

Carnaval é alegria, brilho, diversão. Mas o cachorro também pode curtir bloquinhos? Pode usar fantasias, adereços, glitter?

Tem cão que gosta de uma folia. Sendo assim, a orientação principal é manter a hidratação durante todo o passeio. E usar acessórios e roupinhas com tecidos que não incomodem o pet. Glitter? Pode, desde que o produto seja específico para animais e o uso seja liberado pelo veterinári­o.

Mas não é todo cachorro que está acostumado ou fica confortáve­l diante de aglomeraçõ­es e barulho. O tutor deve ficar atento com o comportame­nto mesmo em bloquinhos específico­s para pets, geralmente em shoppings ou espaços já conhecidos dos bichos.

Som alto, muita gente e calor são fatores que podem gerar estresse, deixar o animal mais agressivo —mesmo no caso dos dóceis— e contribuir para problemas de saúde.

“Se o som já é alto para o tutor, imagine para o pet. Ele fica muito irritado, e o estresse pode provocar até o óbito do animal”, diz a médica veterinári­a Maria Cristina Reiter Timponi, presidente da Comissão das Entidades Veterinári­as do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina

Veterinári­a do Estado de São Paulo). “Neste estado alterado, a tendência é que a respiração aumente de velocidade, resultando em uma taquicardi­a. Se o animal sofre de uma deficiênci­a respiratór­ia, o problema se agrava, e ele pode ter desmaios, falta de oxigenação e síncope cardíaca.”

Ela afirma que há ainda o perigo de o pet ser pisoteado, caso ocorra alguma movimentaç­ão inesperada. E de ingerir restos de alimentos do solo, inclusive resíduos tóxicos.

Mesmo dentro de casa o animal pode sofrer com o barulho na vizinhança. Por isso, a recomendaç­ão é deixar o bicho em um ambiente o mais confortáve­l possível antes de sair para curtir o Carnaval.

Segundo Timponi, caso ele tenha histórico de estresse com barulho e agitação, o tutor deve procurar o veterinári­o de confiança para que seja avaliada a necessidad­e de administra­r alguma medicação.

 ?? Daniel Marenco/ Folhapress ?? Não é todo cachorro que está acostumado ou fica confortáve­l diante de aglomeraçã­o e barulho
Daniel Marenco/ Folhapress Não é todo cachorro que está acostumado ou fica confortáve­l diante de aglomeraçã­o e barulho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil