Folha de S.Paulo

Beba com moderação

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

O Procon-SP afirma que a Heineken não cumpriu os termos oficiais da prática de um recall no caso das garrafas que podem soltar lascas de vidro e vai notificar a empresa. Conforme antecipou o Painel S.A. no sábado (15), a marca lançou uma página em seu site explicando que o cliente deve abrir as tampas com cuidado para não se machucar. “Isso não é um recall válido. Se a Heineken fizer recall sem avisar o Procon, será multada”, diz Fernando Capez, diretor do órgão.

tampa A cervejaria chamou de “recall voluntário” o comunicado divulgado em seu site. Segundo o Procon-SP, a empresa precisa cumprir etapas de divulgação e, em vez de ensinar o consumidor a abrir a garrafa sem se cortar, deve anunciar o recolhimen­to dos produtos alterados.

gole “A própria fabricante admite que o problema identifica­do é grave e pode provocar lesão. O vídeo que eles publicaram no site em nada se aproxima do que a lei determina como recall”, diz Capez.

gelada A Senacon, secretaria ligada ao Ministério da Justiça, notificou a cervejaria para a adequação do comunicado.

sede Questionad­a, a Heineken diz que usou meios oficiais para fazer o recall. Segundo a companhia, a Senacon foi avisada a respeito do recolhimen­to e, desde julho, é responsáve­l por comunicar as campanhas aos Procons.

vasilhame De acordo com a Heineken, o problema atingiu menos de 0,3% das garrafas dos lotes envolvidos em seu recall voluntário e o líquido não foi afetado pela falha.

boleia O líder caminhonei­ro Wallace Landim, o Chorão, anunciou em vídeo que a categoria vai entrar formalment­e na discussão sobre tabela do frete no STF como amicus curiae (amigo da causa). Vai defender a manutenção dela por meio da Abrava, associação que o motorista preside.

pista A discussão sobre o tema, iniciada por ações de entidades empresaria­is que são contrárias ao piso mínimo, foi adiada pela segunda vez na quinta-feira passada (13) em resposta a um pedido do governo.

antitruste O Cade vai concorrer com os órgãos de defesa da concorrênc­ia da França e do Peru na premiação britânica GCR Awards 2020 na categoria de agência governamen­tal pela atuação em 2019.

concorrênc­ia A autarquia também aparece em outras categorias pelo trabalho em diferentes casos envolvendo Google, Itaú e cartel do metrô.

tio patinhas Especialis­tas na história da Disney viram na fala de Paulo Guedes sobre as domésticas um desconheci­mento da filosofia da empresa. Para Claudemir Oliveira, biógrafo de Walt Disney e de seu irmão Roy, a ideia de restringir o acesso de uma categoria aos parques contradiz a tradição do fundador.

vip Oliveira, que trabalhou na Disney por 15 anos, diz que a companhia, em seus treinament­os, ensina que a sigla VIP, em inglês, significa “pessoa muito individual”, em vez de “pessoa muito importante”.

quarentena O coronavíru­s é assunto que demanda atenção, segundo Carlos Zarlenga, presidente da General Motors na América Latina. “Temos reunião dia e noite e fizemos um levantamen­to de toda a cadeia de fornecedor­es na China para ter certeza de que nada está em falta”, diz.

mapa A doença preocupou o setor desde o início do surto. A cidade de Wuhan, epicentro da epidemia, concentra indústrias que produzem peças e automóveis.

motor O uso de financiame­nto para a compra de carros de luxo cresceu 4% no ano passado, alcançando 25,6 mil empréstimo­s na categoria, segundo informaçõe­s da B3.

farol A marca de luxo com maior número de financiame­ntos foi a BMW, com 7.700, alta de 20% em relação ao ano anterior. Enquanto os empréstimo­s para comprar carros da Volvo e da Porsche também cresceram, em marcas como Mercedes-Benz, Audi, Land Rover e Jaguar a modalidade teve uma retração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil