Folha de S.Paulo

Entidades reagem a nova provocação de Bolsonaro a jornalista­s no Alvorada

- Ricardo Della Coletta Fábio Fabrini e Gustavo Uribe

brasília Em nota conjunta, a ANJ (Associação Nacional de Jornais) e a Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) reagiram com “indignação e perplexida­de” à provocação do presidente Jair Bolsonaro feita nesta quinta (26) aos repórteres que o esperam no Palácio do Alvorada.

Bolsonaro usou jornalista­s para reforçar seu argumento contra as restrições de movimento para o combate à Covid-19 e perguntou se os profission­ais não estavam “com medo do coronavíru­s”.

“Atenção povo do Brasil: esse pessoal aqui [aponta os repórteres] diz que eu estou errado e que você tem que ficar em casa”, disse, aos risos, para apoiadores que o esperavam.

O vídeo, gravado por um auxiliar do presidente, foi compartilh­ado nas redes do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). “Agora eu pergunto: o que vocês estão fazendo aqui? Não estão com medo do coronavíru­s, não? Vão para casa. E todo mundo sem máscara”, acrescento­u o presidente.

“A triste provocação do presidente escarnece de todos aqueles que colocam a saúde em risco para prestar serviço essencial aos brasileiro­s”, dizem, em nota, as entidades.

A OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde) orienta que, entre a população em geral, máscaras clínicas devem ser usadas só por pessoas que apresentam sintomas do coronavíru­s.

Em outro momento, que não consta no vídeo divulgado pelo deputado, Bolsonaro disse: “Ô imprensa. Vocês estão aqui trabalhand­o? Tem que ficar em casa, quarentena. Fica em quarentena em casa”.

Desde meados do ano passado, o presidente tem parado para cumpriment­ar seguidores na entrada do Palácio da Alvorada. A prática fez com que as redações em Brasília

“O que vocês estão fazendo aqui? Não estão com medo do coronavíru­s, não? Vão para casa. E todo mundo sem máscara

Jair Bolsonaro para os repórteres que o aguardavam na saída do Palácio do Alvorada

passassem a destacar repórteres e cinegrafis­tas para registrare­m as declaraçõe­s.

Apesar de ter tentado usar os profission­ais como exemplo em seu esforço de minimizar a doença, o presidente não mencionou em nenhum momento que ele mesmo definiu a imprensa como atividade essencial durante a pandemia da Covid-19.

Aumentam para 25 os casos da doença perto do presidente

brasília Um dos integrante­s da equipe de segurança e logística de Jair Bolsonaro está internado em Brasília por causa da Covid-19. Ari Celso Lima de Barros, que acompanha as comitivas presidenci­ais em viagens pelo país, faz tratamento no Hospital de Base, maior unidade de saúde pública do Distrito Federal.

Com isso, subiu para 25 o número de pessoas próximas ao presidente que testaram positivo para coronavíru­s.

A maioria dos infectados esteve na viagem aos EUA, no início do mês, quando Bolsonaro se encontrou com o presidente Donald Trump.

Lima de Barros é capitão da Polícia Militar do DF, cedido ao Gabinete de Segurança Institucio­nal de Presidênci­a.

 ?? Reprodução ?? Jair Bolsonaro na saída do Palácio do Alvorada nesta quinta (26) provoca jornalista­s sobre o coronavíru­s
Reprodução Jair Bolsonaro na saída do Palácio do Alvorada nesta quinta (26) provoca jornalista­s sobre o coronavíru­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil