Folha de S.Paulo

‘Tem gente que brincou com o vírus e ficou internada’, diz Catarina, 4

-

são paulo Crianças falam sobre as brincadeir­as na quarentena, comentam a saudade dos amigos e se lembram dos cuidados para evitar a contaminaç­ão.

Catarina de Castro Melo, 4 anos

Para matar o coronavíru­s, a gente tem que lavar a mão, colocar álcool em gel, tomar banho. E também não pode por a mão no nariz, nem no olho e nem na boca.

Às vezes, eu me esqueço disso e ponho a mão nesses lugares, mas minhas mãos estão limpas porque lavo elas o tempo todo! Mesmo assim, eu vou me lembrar de não por mais as mãos no rosto.

O coronavíru­s é perigoso porque deixa a gente sem respirar. Por isso, eu tô ficando em casa há vários dias...

É chato porque tô com as mesmas bonecas. Mas aí me lembro que eu brinco com a mamãe e acho bom.

Nesses dias em casa, eu tenho feito vídeos para postar no Youtube e no Instagram.

Tenho brincado também de casinha de boneca: inclusive, eu e a mamãe estamos construind­o uma. A minha mãe também tá me ensinando a escrever, desenhando as letras pra que eu possa copiar.

Não sei quanto tempo vou ficar em casa... Mais três dias? Dez!? Esse coronavíru­s é muito perigoso, tem gente que brincou com ele e ficou internada.

Gosto de ficar em casa, é muito legal. Tenho brincado com meus bonecos e com as bonecas da Luiza, minha irmã.

Sinto um pouquinho de falta da escola. Sinto falta da hora do lanche [risos] e dos meus melhores amigos: a Laura, a Gabriele, a Alice Leite e a Quel.

Quero brincar de esconde-esconde, jogar Cara a Cara e terminar o jogo do Mickey no iPad.

Tenho feito várias brincadeir­as diferentes, como jogos de tabuleiro (que brincava raramente) e brincadeir­as de infância da minha mãe.

Estou com saudade dos meus amigos do prédio porque nenhum pode descer para jogar futebol. Muito menos eu posso ir na casa deles ou eles virem na minha para brincar.

Gosto porque posso brincar em casa com os meus familiares e passar o dia mexendo em eletrônico­s como tablet, videogame e celular (dos meus pais).

Estou muito preocupado com a situação que o mundo está vivenciand­o. O planeta nunca passou por isso na história. Está sendo uma grande experiênci­a.

QUER PARTICIPAR?

Mande seu depoimento para leitor@ grupofolha. com.br com folhinha no assunto do e-mail. Fale o que está fazendo nesta quarentena, indique as brincadeir­as de que mais gosta e conte do que sente mais saudade

 ?? Fotos Arquivo Pessoal ??
Fotos Arquivo Pessoal
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil