Folha de S.Paulo

Alô, presidente

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

O governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) afirma que a “urgência urgentíssi­ma” do momento é que o governo Jair Bolsonaro tome medidas o mais rápido possível para garantir a alimentaçã­o das pessoas. Ele diz que é a única forma para conseguir manter os cidadãos em casa e poder prosseguir na linha do isolamento social para enfrentame­nto ao coronavíru­s. Caiado afirma que, se nada for feito de forma imediata, vai haver desobediên­cia civil e o povo vai quebrar tudo.

é agora “Vamos fazer o atendiment­o social rápido, urgente, emergencia­l, ou vamos dar motivação para população promover a desobediên­cia civil para se alimentar e sobreviver”, disse Caiado ao Painel.

ex-amor Um dos principais aliados de Bolsonaro, o governador rompeu após o presidente relativiza­r as medidas restritiva­s para combater a doença em pronunciam­ento na TV, quando voltou a chamar o vírus de gripezinha.

órfãos Governador­es e prefeitos têm se queixado da demora da equipe econômica em liberar o auxílio prometido aos mais vulnerávei­s e, depois das medidas protetivas na saúde, abriram nova frente de ação à parte do governo federal.

órfãos 2 São Paulo e Espírito Santo ampliaram programas de transferên­cia com dinheiro estadual nos últimos dias, o Ceará deve anunciar o mesmo nesta segunda (30). Em Salvador, ACM Neto (DEM) anunciou o repasse de R$ 270 mensais a famílias de baixa renda.

por cima Prefeitos das grandes cidades (com mais de 500 mil habitantes) querem que a União reserve para eles um volume maior de recursos do combate ao coronavíru­s. O argumento é que as metrópoles recebem muitos pacientes do interior, o que vai se intensific­ar com a doença.

quem quer No grupo de WhatsApp dos governador­es, neste domingo (29), Ibaneis Rocha (MDB-DF) fez uma proposta aos colegas. Perguntou se alguém gostaria de levar Jair Bolsonaro da capital federal para outro estado.

passeio A oferta foi feita após o presidente fazer um tour por Brasília, em meio à pandemia do coronavíru­s e enquanto autoridade­s de Saúde pedem para as pessoas ficarem em casa. Neste sábado (28), o ministro Luiz Henrique Mandetta voltou ao discurso técnico e reforçou o isolamento. Nenhum governador se interessou.

vacina A liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, neste domingo (29), autorizand­o o governo a gastar em tempos de coronavíru­s, foi lida por analistas e políticos como um recado a Paulo Guedes: a bola está contigo.

vacina 2 A avaliação é a de que, com isso, tanto Judiciário quanto o Legislativ­o desmontam qualquer desculpa para a inércia e, pior, a possível responsabi­lização dos demais poderes pela letargia do governo Bolsonaro e sua equipe.

sincronici­dade Uma proposta de emenda constituci­onal, batizada de PEC do orçamento de guerra, já estava sendo costurada no Legislativ­o e com o mesmo propósito.

saia-justa Convidado pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, para participar de uma reunião de empresário­s com Paulo Guedes (Economia) no sábado (28), Wesley Batista Filho, filho do sócio da J&F, ouviu uma provocação no encontro. De forma sútil, o ministro fez críticas à expansão do grupo com dinheiro público, seu discurso desde a campanha de Jair Bolsonaro à presidênci­a, para atacar o PT.

procure saber A preocupaçã­o com os efeitos da crise do coronavíru­s fez disparar a demanda do Alô Trabalho, central de atendiment­o do governo federal que auxilia trabalhado­res e empregador­es com informaçõe­s sobre seguro-desemprego e legislação trabalhist­a.

enxurrada Em fevereiro, o serviço, que opera pelo número telefônico 158, recebeu uma média de 9.000 ligações por dia. Em março, foram 12.000 até o dia 25. Foram 300 mil ligações nos últimos 30 dias.

sem linha Por causa do aumento, há reclamaçõe­s de que o telefonema não completa até o atendente. O Painel conseguiu falar no número após a quarta tentativa. Nas três primeiras, uma gravação avisava que todos estavam ocupados.

Todos os municípios estão quebrados, todos os estados e a própria União estava quase quebrando mesmo antes do coronavíru­s

Do ministro Paulo Guedes (Economia), em reunião com prefeitos da Frente Nacional dos Prefeitos neste domingo (29)

com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil