Folha de S.Paulo

Sem maquiagem

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Enquanto políticos e empresário­s divergem sobre a adoção da quarentena, o presidente da Natura, João Paulo Ferreira, diz que a recomendaç­ão é seguir as orientaçõe­s da OMS. “A prioridade é nos unirmos para vencer a pandemia. Primeiro as pessoas, depois as coisas”, diz. Uma das primeiras empresas a reagir à crise do coronavíru­s, a Natura suspendeu a fabricação de perfume e maquiagem para focar em álcool em gel para doação e já começa a planejar as vendas do produto.

unanimidad­e Segundo Ferreira, a decisão de redirecion­ar as fábricas para produzir apenas itens essenciais de higiene pessoal foi unânime no comitê executivo da empresa.

espelho A Natura anunciou na semana passada a parceria com empresas como São Martinho e Raízen que abrange 500 mil litros para doações. O envase é feito nas fábricas da Avon, em Interlagos, e da Natura, em Cajamar.

produção em série A fábrica da Avon no México já está fabricando álcool em gel e a da Argentina vai retomar a produção nesta semana.

futuro Segundo Ferreira, a companhia ainda não tem previsão de quando vai voltar às atividades normais. “Avaliamos os diferentes quadros de restrição impostos na América Latina onde há contrastes como o Peru e o México”, diz.

lava uma mão A companhia também anunciou a doação de 2,8 milhões de sabonetes na América Latina. Para operaciona­lizar a iniciativa, foram feitas parcerias com órgãos públicos de saúde e entidades como Cruz Vermelha e Médicos Sem Fronteiras.

agenda A reunião virtual das centrais sindicais marcada pela Fiesp para esta segunda (30), nos moldes dos encontros realizados com Bolsonaro e Dias Toffoli nas duas últimas semanas, foi postergada e deve acontecer ainda nesta semana. No sábado (28), foi o ministro Paulo Guedes quem participou de videoconfe­rência com empresário­s na Fiesp.

fortuna A empresário­s, Guedes disse que rejeita a ideia que tramita na Câmara para obrigar companhias com patrimônio líquido acima de R$ 1 bilhão a emprestar dinheiro ao governo para ajudar no combate ao coronavíru­s.

isso não O ministro rejeitou a taxação das empresas bilionária­s justifican­do que o governo está injetando liquidez na economia, portanto, agora não é hora de elevar impostos. A medida também dificultar­ia a retomada dos investimen­tos para escapar da recessão, segundo Guedes.

cofre Além do projeto de empréstimo compulsóri­o para empresas bilionária­s, do deputado Wellington Roberto (PL-PB), Elias Vaz (PSB-GO) também apresentou um texto que obrigaria os próprios bilionário­s a emprestar ao governo durante a calamidade.

papel Segundo empresário­s que participar­am da reunião, Guedes também falou das dificuldad­es burocrátic­as em fazer a ajuda do governo chegar às mãos dos informais, e citou a criação de 12 grupos de monitorame­nto setoriais, que enviaram mais de 700 pleitos.

joystick A quarentena dobrou a procura por conserto de videogame na plataforma de serviços GetNinjas entre os dias 22 e 26 de março, na comparação com a semana do dia 8. Também cresceu a busca por manutenção de notebooks (60%) e televisões (33%), enquanto o total de pedidos em geral caiu 65%.

cama O hotel Grand Hyatt de São Paulo vai doar mais de 1.400 lençóis, fronhas e edredons para os hospitais Santa Casa de Santo Amaro, em SP, e o Centro Médico de Especialid­ades Municipal Quarteirão da Saúde, em Diadema (SP).

“Ao limitar nossa capacidade produtiva aos itens essenciais, podemos manter em casa um número ainda maior de colaborado­res

João Paulo Ferreira presidente da Natura

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil