Folha de S.Paulo

Presidente diz que não discutirá publicaçõe­s deletadas

- Daniel Carvalho

brasília O presidente Jair Bolsonaro não quis comentar nesta segunda-feira (30) o fato de o Twitter ter apagado, um dia antes, duas de suas postagens. Questionad­o quando deixava o Palácio da Alvorada pela manhã, alegou que, como se trata de uma empresa privada, não comentaria.

“Não vou discutir, é uma empresa particular”, afirmou.

Quando fez a afirmação, o Facebook e o Instagram ainda não haviam apagado publicação do presidente das suas plataforma­s.

“Apoie o Mandetta, dê apoio ao Mandetta. Mantenha ele. Não dê munição para inimigo”, gritou uma mulher que, junto com outras pessoas, aguardava o presidente deixar a residência oficial. O presidente não reagiu à manifestaç­ão, ficando apenas em silêncio.

Bolsonaro tem agido na contramão de seu ministro, o que tem levado o meio político a entender que o presidente está procurando desgastá-lo para forçar que o chefe da pasta peça para deixar o cargo.

No domingo, ele já havia escutado de uma outra mulher apelo semelhante.

“Presidente, confia no Mandetta, ele é o cara”, disse um homem. Em seguida, uma mulher defendeu o isolamento. “Isolamento para nós, hein? Isolamento. Sem isolamento a gente não se cuida”, afirmou ela, enquanto Bolsonaro entrava no carro.

Em meio à pandemia do novo coronavíru­s, o presidente saiu de carro na manhã de domingo para visitar pontos de comércio local e o Hospital das Forças Armadas (HFA).

A visita de Bolsonaro gerou aglomeraçã­o de pessoas no momento em que a OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde) e o próprio Ministério da Saúde recomendam isolamento social para evitar o contágio do novo coronavíru­s, que já matou 159 pessoas no Brasil.

O comboio presidenci­al passou por pontos de comércio na Asa Norte e no Sudoeste, além de Ceilândia e Taguatinga, regiões administra­tivas do DF. Bolsonaro falou com funcionári­os de supermerca­dos e padarias e com vendedores autônomos.

O giro de Bolsonaro ocorreu um dia após Mandetta ter reforçado a importânci­a do distanciam­ento social à população nesta etapa da pandemia do coronavíru­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil