HOS­PI­TAL DO PACAEMBU É DESATIVADO; SÉ RE­TO­MA MIS­SA

Folha de S.Paulo - - Primeira Página - Al­fre­do Hen­ri­que

O hos­pi­tal de cam­pa­nha do Pacaembu, o pri­mei­ro vol­ta­do à Co­vid-19 a en­trar em ope­ra­ção em São Pau­lo, deu al­ta on­tem aos dois úl­ti­mos in­ter­na­dos, sob aplau­sos dos fun­ci­o­ná­ri­os, e en­cer­rou su­as ati­vi­da­des.

Re­a­ber­ta ao pú­bli­co no do­min­go, após três me­ses, a Ca­te­dral da Sé vol­tou a re­a­li­zar mis­sas com pre­sen­ça de fiéis. Eles ago­ra têm de hi­gi­e­ni­zar as mãos com ál­co­ol em gel an­tes de pe­gar hós­ti­as.

SÃO PAU­LO | AGO­RA Fiéis pre­ci­sa­ram hi­gi­e­ni­zar as mãos com ál­co­ol em gel an­tes de pe­gar hós­ti­as en­tre­gues pe­lo pa­dre Luiz Edu­ar­do, 50, na pri­mei­ra mis­sa re­a­li­za­da na Ca­te­dral da Sé em um dia de se­ma­na, du­ran­te a pan­de­mia da Co­vid-19. A ce­le­bra­ção co­me­çou ao mei­o­dia des­ta se­gun­da (29).

As mis­sas com pre­sen­ça de fi­leis não eram re­a­li­za­das des­de mar­ço em São Pau­lo. A re­a­ber­tu­ra foi au­to­ri­za­da se­ma­na pas­sa­da pe­lo ar­ce­bis­po de São Pau­lo, dom Odi­lo Sche­rer.

A pri­mei­ra mis­sa aber­ta ao pú­bli­co na Ca­te­dral Me­tro­po­li­ta­na ocor­reu no do­min­go (28), tam­bém ao meio-dia.

Pa­ra en­trar na igre­ja, que es­tá com li­mi­te de lo­ta­ção de 240 pes­so­as, é pre­ci­so ca­mi­nhar até a la­te­ral do pré­dio, on­de dois se­gu­ran­ças bor­ri­fam ál­co­ol nas mãos dos fiéis, que de­vem usar más­ca­ras.

A mis­sa des­ta se­gun­da foi acom­pa­nha­da por 47 pes­so­as, a mai­o­ria ido­sos, que ocu­pa­ram em du­plas ban­cos on­de se sen­ta­vam até 20 pes­so­as, an­tes da qua­ren­te­na.

Pa­ra ga­ran­tir o dis­tan­ci­a­men­to, a Arquidioce­se de São Pau­lo co­lo­cou fi­tas de iso­la­men­to nos ban­cos e es­ta­be­le­ceu o li­mi­te de três pes­so­as sen­ta­das em ca­da um de­les, dis­tan­tes umas das ou­tras.

O pa­dre só abai­xou a más­ca­ra de pro­te­ção que usa­va quan­do in­ge­riu vi­nho e a hós­tia du­ran­te a ce­rimô­nia.

Após is­so, os fiéis, em fi­la, res­pei­tan­do o dis­tan­ci­a­men­to hi­gi­e­ni­za­ram as mãos, com ál­co­ol bor­ri­fa­do por um se­gu­ran­ça pa­ra re­ce­ber a hós­tia.

O pa­dre con­cor­da com as me­di­das de pro­te­ção ao ví­rus, mas pon­tua que a pre­sen­ça de fiéis é uma ca­rac­te­rís­ti­ca in­trín­se­ca na Igre­ja Ca­tó­li­ca.

“Po­de-se fa­zer uma ce­le­bra­ção so­zi­nho, mas a pre­sen­ça das pes­so­as é im­pres­cin­dí­vel pa­ra a li­tur­gia cris­tã.”, afir­ma ele.

De acor­do com a arquidioce­se, três pa­dres tes­ta­ram po­si­ti­vo pa­ra o no­vo co­ro­na­ví­rus, e ne­nhum mor­reu.

A par­tir des­ta se­ma­na, a Sé re­a­li­za mis­sas de se­gun­da a sá­ba­do, ao meio-dia, e aos do­min­gos às 11h. Con­for­me a de­man­da au­men­tar, no­vos ho­rá­ri­os se­rão acres­cen­ta­dos.

A apo­sen­ta­da Ma­ri­sa Sil­va, 78, foi com­prar um bom­bom de li­cor quan­do per­ce­beu a por­ta la­te­ral da Ca­te­dral da Sé aber­ta, por vol­ta das 11h50 des­ta se­gun­da.

A apo­sen­ta­da não sa­bia que as ce­le­bra­ções já ha­vi­am si­do re­to­ma­das na igre­ja. “Fi­quei mui­to fe­liz, me sen­ti aben­ço­a­da por es­sa coin­ci­dên­cia”, afir­mou.

Ela acres­cen­tou não ter se sen­ti­do ex­pos­ta a even­tu­ais con­ta­mi­na­ções pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus, den­tro do tem­plo, e dis­se que apro­vei­tou a opor­tu­ni­da­de pa­ra re­zar pe­los mor­tos pe­la Co­vid-19.

Ges­tão Co­vas es­tu­da li­be­rar par­ques na pró­xi­ma se­ma­na

A Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo es­tu­da re­a­brir os par­ques mu­ni­ci­pais da ca­pi­tal pau­lis­ta a par­tir da pró­xi­ma se­ma­na.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio municipal de Saú­de, Ed­son Apa­re­ci­do dos San­tos, a pas­ta vai se reu­nir com o pre­fei­to Bru­no Co­vas (PSDB) pa­ra tra­tar do te­ma até sex­ta-fei­ra (3).

“Va­mos ob­ser­var os nú­me­ros [de in­fec­ta­dos e mor­tos] pa­ra es­tu­dar a si­tu­a­ção e to­mar uma de­ci­são”, diz.

Os par­ques da ca­pi­tal pau­lis­ta es­tão fe­cha­dos des­de o dia 21 de mar­ço.

Edu­ar­do Knapp/Fo­lha­press

Pa­dre Luiz Edu­ar­do Ba­ron­to en­tre­ga hós­tia a fi­el em mis­sa na Ca­te­dral da Sé

Edu­ar­do Knapp/Fo­lha­press

Fi­eis ce­le­bram mis­sa na Ca­te­dral da Sé usan­do más­ca­ras e res­pei­tan­do dis­tan­ci­a­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.