Folha de S.Paulo

Planos de saúde são obrigados a cobrir testes rápidos para vírus

- Ana Paula Branco

SÃO PAULO | AGORA A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementa­r) publicou no Diário Oficial da União desta segunda (29) a inclusão do teste sorológico, conhecido como teste rápido, para o novo coronavíru­s na lista de coberturas obrigatóri­as dos planos de saúde.

Os exames sorológico­s — pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. A cobertura já está valendo.

O procedimen­to passa a ser de cobertura obrigatóri­a para os planos de saúde nos segmentos ambulatori­al, hospitalar (com ou sem obstetríci­a) e referência.

Estão cobertos os casos em que o paciente apresente ou tenha apresentad­o síndrome gripal (quadro respiratór­io agudo, caracteriz­ado por sensação febril ou febre, acompanhad­a de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldad­e respiratór­ia) ou síndrome respiratór­ia aguda grave (desconfort­o respiratór­io/dificuldad­e para respirar ou pressão persistent­e no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto).

O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma e pode ser realizado porme iodas técnicas dei muno fluores cência, imuno cromatogra­fia, enzi maimuno ensaio e quimiolumi­nescência.

Como a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus, esse tipo de teste é indicado a partir do oitavo dia de início dos sintomas.

De acordo coma ANS,a inclusão dos exames no rolde procedimen­tos obrigatóri­os para planos de saúde foi tomada em reunião colegiada da ANS na semana passada, em cumpriment­o a uma decisão judicial.

Desde de março, estava garantido aos clientes de planos de saúde a cobertura do exame tipo RT-PCR, que é mais confiável e identifica a presença do vírus no paciente. É feito por meio de coleta da secreção da garganta e do nariz, com ajuda de um tipo de cotonete. Esse teste, porém, não detecta infecções em estágio inicial ou anticorpos produzidos após acurada doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil