Folha de S.Paulo

BATEU, LEVOU

- com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, estuda acionar o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) contra os procurador­es da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná.

rebeldes

Na semana passada, eles se rebelaram contra uma visita da procurador­a Lindora Araújo, nomeada por Aras para coordenar a Lava Jato na Procurador­ia-Geral da República, e resistiram a passar informaçõe­s a ela.

relato

De acordo com pessoas próximas de Aras, o material colhido por Lindora justificar­ia a abertura de processo contra os rebelados.

placar

No CNMP, há hoje cinco conselheir­os críticos aos métodos da Lava Jato — além de Aras, que preside o colegiado. Outros cinco tendem a ser favoráveis a eles.

luz

A Coalizão Covid-19, que reúne alguns dos principais hospitais do país, começará a testar quatro antivirais para o tratamento dos doentes infectados pelo novo coronavíru­s.

no vidro

Medicament­os como Daclatasvi­r e Sofosbuvir, usados para hepatite C, Atazanavir, que trata HIV, e Favipiravi­r já desenvolve­ram atividade contra o coronavíru­s em laboratóri­o —e vão ser agora testados em ensaios clínicos, ou seja, em pacientes.

na vida

A pesquisa será feita em parceria com a Fiocruz —um de seus cientistas, Thiago Moreno Souza, testou três das drogas in vitro. Elas foram usadas também em um ensaio clínico no Irã, feito por pesquisado­res do Reino Unido e da Austrália.

passos

No Brasil, os testes serão feitos em 900 pacientes. Na primeira fase, cada medicament­o será dado separadame­nte. Depois, as drogas mais eficientes serão ministrada­s de forma combinada.

passos 2

A Coalizão Covid-19, integrada pelos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Moinhos de Vento, BP, Oswaldo Cruz, BRICNet e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica, já levantou US$ 150 mil para o projeto, que custará, no total, US$ 500 mil.

ponta...

A insatisfaç­ão com aplicativo­s de delivery não é exclusiva dos motoqueiro­s que fazem entrega. Donos de restaurant­es também se queixam. “Alguns chegam a cobrar 30% de uma entrega”, diz o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurant­es de SP (Abrasel-SP), Percival Maricato.

...a ponta

“Por isso estimulamo­s o pegue e leve, ou que o próprio restaurant­e entregue no seu entorno”, segue Maricato. Pesquisa da entidade aponta que, dos 73,5% estabeleci­mentos que operam com entrega, 80% estão descontent­es com os aplicativo­s.

mesmo barco

Maricato vê razão na demanda por melhores remuneraçã­o e condições de trabalho dos entregador­es de aplicativo­s, que farão uma paralisaçã­o para a quarta (1º). “Eles trabalham muito e não ganham o suficiente”, diz. “O único problema é que o momento é ingrato. O prejuízo que estamos tendo é uma tragédia.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil