Folha de S.Paulo

FORÇA PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Depoimento de Roberto Carlos Salveti, 48 anos, produtor rural da região de Ibiúna (SP) que ampliou a comerciali­zação de orgânicos para ajudar produtores que sofreram com o fechamento de restaurant­es

-

“Apandemia do novo coronavíru­s caiu como uma bomba para os pequenos produtores de orgânicos do chamado cinturão verde em torno da capital. As vendas na Ceagesp despencara­m, os restaurant­es fecharam, muitos minimercad­os que pegavam esses produtos também não conseguira­m ficar abertos e começou uma perda grande na roça.

Muito ia estragar, ser jogado fora e a renda ia sumir. Aí, a gente entrou nessa união para que esses orgânicos pudessem ser vendidos através da Broto da Roça, uma empresa pequena que eu já mantinha antes da quarentena e que vendia produtos convencion­ais, não orgânicos.

Eu fazia a venda para supermerca­dos, mas, para ampliar a procura, resolvi passar a entregar em domicílio os orgânicos e também os meus produtos. Foi uma maneira que a gente encontrou de chegar ao consumidor porque as pessoas não estavam indo ao mercado comprar alimentos. Minha ideia foi fazer o delivery para pessoas que estavam com medo de sair de casa por causa dessa pandemia. E está funcionand­o, dando muito certo. A Broto da Roça tem Instagram, os consumidor­es também fazem propaganda boca a boca, e outros entram em contato para os pedidos.

São oito produtores de orgânicos trabalhand­o comigo. Todos da região de Ibiúna (cerca de 70 km de São Paulo). Faço as entregas às quartas-feiras em São Paulo, Mairinque e Ibiúna. Logo entregarem­os em Itu também.

Atrás de mim tem várias famílias. Estamos nos ajudando nesse período de pandemia. Agora comerciali­zo mais de 200 itens orgânicos por meio desses parceiros.

Trabalhar com orgânicos é complicado, tem que ter certificad­o de produtor e de revenda. Sou produtor rural de convencion­ais, mas tenho certificad­o de venda de orgânicos, me especializ­ei nisso também. A Broto da Roça foi essa ponte para escoar as mercadoria­s dos produtores orgânicos. A gente se uniu para fazer esse trabalho.

Os produtos vendidos pela Broto da Roça vão todos com etiqueta, código de barras, tabela nutriciona­l, selo de rastreabil­idade. Mando para o consumidor final como se estivesse entregando para o mercado. Acho que eles merecem conhecer e saber a origem do que estão comprando.

E podem ficar em casa. O que hoje em dia é muito importante.”

Atrás de mim tem várias famílias. Estamos nos ajudando nesse período de pandemia. Agora comerciali­zo mais de 200 itens orgânicos por meio desses parceiros” Roberto Carlos Salveti,

produtor rural

 ?? Miguel Monteiro/Estúdio Folha ?? Roberto Carlos Salveti e a produção de verduras, em Ibiúna
Miguel Monteiro/Estúdio Folha Roberto Carlos Salveti e a produção de verduras, em Ibiúna

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil