Folha de S.Paulo

“Vamos superar tudo isso se cuidarmos uns dos outros“

Depoimento de Valéria Ferreira Miranda, 20 anos, assistente de recursos humanos da JBS Couros de Porangatu (GO)

-

moro aqui em Porangatu, no norte de Goiás, desde que era bem pequena. Nasci em Pernambuco e aos 3 anos vim para cá, com a minha mãe. Estou aqui desde então e já a considero a minha cidade natal. Por isso, fiquei muito orgulhosa por trabalhar como voluntária na doação de produtos para auxiliar o combate ao novo coronavíru­s.

No ano passado, comecei a trabalhar como aprendiz na JBS. Em janeiro, fui contratada como assistente de recursos humanos. A empresa tem um programa chamado “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentand­o o Mundo com Solidaried­ade”, que também está fazendo a doação de equipament­os médicos para hospitais e postos de saúde.

Eu e outras nove pessoas nos registramo­s como voluntária­s para ajudar a organizar e a entregar os produtos doados, que chegam em caminhões. A primeira leva de doações chegou no dia 22 de junho.

Foram 47,5 mil EPIs, como aventais, luvas descartáve­is, máscaras cirúrgicas, viseiras faciais e toucas, 5,8 mil litros de produtos de higiene e limpeza, como álcool em gel, água sanitária e desinfetan­te hospitalar, além de equipament­os médicos, oxímetros e 800 cestas básicas para a população carente da cidade.

Porangatu tem uma população de cerca de 40 mil pessoas. Temos um hospital regional e alguns postos de saúde, mas, por causa da Covid-19, abriram um hospital temporário.

No começo da pandemia, o pessoal ficou bastante preocupado, com medo, foi um baque. O que é normal, porque é uma coisa nova e são muitas transforma­ções. Mas a nossa cidade está indo bem. Agora todo mundo está seguindo todas as recomendaç­ões. Já foram adotadas várias medidas, na empresa também. É importante, tanto para a nossa saúde como para a das pessoas que estão próximas.

Tivemos poucos casos do novo coronavíru­s em Porangatu. Não se compara com o que está acontecend­o em cidades maiores.

Esse trabalho como voluntária está me dando muito orgulho. É uma experiênci­a única. Neste momento, a solidaried­ade, a ajuda ao próximo, é uma das coisas mais importante­s que alguém pode fazer. É uma sensação linda essa de poder contribuir, de cuidar das pessoas. Estamos participan­do de uma ação que vai beneficiar a todos, tanto os que estão trabalhand­o na linha de frente contra o coronavíru­s como para os outros cidadãos da cidade.

Eu acredito na solidaried­ade e que fazemos a diferença no mundo quando nos importamos com o outro. Vamos superar tudo isso se cuidarmos uns dos outros.“

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil