Folha de S.Paulo

LEVAR E TRAZER QUEM COMBATE A COVID-19

Depoimento de Daniela Senne de Aguiar, 39 anos, motorista de aplicativo e vendedora em uma concession­ária de automóveis em São Bernardo do Campo (SP)

-

“Trabalho como motorista de aplicativo há pouco mais de um ano e também como vendedora de carros em uma concession­ária. Quando a quarentena foi anunciada, a concession­ária fechou e passei a me dedicar exclusivam­ente às corridas. Em nenhum momento pensei em parar porque preciso trabalhar e porque sabia que estaria ajudando outras pessoas que também não podem parar.

Tomo todos os cuidados para evitar o coronavíru­s, os passageiro­s também são cuidadosos, e a 99 dá todo o apoio para garantir que as viagens sejam seguras. Moro com meu filho de 16 anos, e meus pais, idosos, são meus vizinhos. Preciso me cuidar também por eles.

Percebi logo nos primeiros dias que estava, ainda que indiretame­nte, na luta contra a doença por levar para lá e para cá os profission­ais da saúde. Para ter uma ideia, cerca de 80% das minhas corridas são para atender a esses profission­ais incríveis, que merecem mais que nossos aplausos.

Contou para esse volume de corridas a campanha dos vouchers que esses profission­ais receberam(*). Eles pagam com o voucher, e o valor entra para o motorista como se fosse um pagamento com cartão de crédito ou débito. É tudo pelo aplicativo. Para nós motoristas foi muito bom e acredito que para eles também, porque evitam o transporte público. Essas pessoas cuidam de vidas e precisam se cuidar também.

Para a higienizaç­ão dos passageiro­s que entram no meu carro, deixo disponível o álcool em gel. Também mantenho um spray com álcool líquido e higienizo as maçanetas quando o cliente entra e quando sai. Ando com os vidros abertos para facilitar a ventilação. Além disso, a 99 oferece um serviço de desinfecçã­o do carro sem custo nenhum.

Pelo aplicativo, recebo muitas mensagens com dicas de cuidados para evitar o coronavíru­s. Todo passageiro que entra no meu carro precisa estar de máscara. As pessoas têm respeitado bastante essa recomendaç­ão. Eu também a uso o tempo todo.

Agora, com a reabertura do comércio, estou voltando aos poucos para a concession­ária. Mas nem penso em deixar esse trabalho como motorista de aplicativo. Conheço gente nova, converso muito. E me sinto muito bem por estar ajudando aqueles que tanto ajudam os outros.”

* A 99 doou R$ 4 milhões em corridas para prefeitura­s e governos de todo o Brasil. São Paulo foi a primeira cidade parceira; 75 mil vouchers foram doados à Secretaria da Saúde.

 ?? Keiny Andrade/Estúdio Folha ?? Daniela Senne de Aguiar, motorista de aplicativo e vendedora em concession­ária
Keiny Andrade/Estúdio Folha Daniela Senne de Aguiar, motorista de aplicativo e vendedora em concession­ária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil