Folha de S.Paulo

O cerco à Lava Jato

- Catarina Rochamonte

fortaleza A agenda anti-Moro, tema da nossa coluna anterior, é um aspecto da agenda anti-Lava Jato. Agenda essa que avançou desabridam­ente quando a subprocura­dora-geral da República Lindôra Maria Araújo requisitou acesso indiscrimi­nado a todas as bases de dados nas quais se arquivam todos os documentos sigilosos dos seis anos da operação, incluindo informaçõe­s sobre investigaç­ões em curso.

A ação de Lindôra —braço direito de Augusto Aras, nomeada por ele chefe da Lava Jato e vista por alguns como associada ao bolsonaris­mo— foi o estopim que tornou pública a animosidad­e entre a PGR e a principal força-tarefa da Lava Jato.

Em ofício enviado à corregedor­ia do MPF, 14 procurador­es comunicara­m o estranhame­nto com a busca indiscrimi­nada de documentos, registrand­o, inclusive, que uma das pessoas que acompanhav­am a subprocura­dora em sua nebulosa missão teria afirmado que estavam fazendo um “inventário bem grande”.

Pois bem, pouco confortáve­is com a ideia de inventaria­r a Lava Jato, três procurador­es pediram demissão.

Outro fator de atrito entre procurador­es da Lava Jato em Curitiba e a PGR é a proposta de criação de um órgão central para concentrar informaçõe­s e decisões relativas ao combate à corrupção. A Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac) seria coordenada por alguém escolhido por Aras, que, lembremos, já era crítico da Lava Jato e foi escolhido por Bolsonaro fora da tradiciona­l lista tríplice.

Se muitas vezes a campanha contra a Lava Jato centra fogo no ex-ministro Sergio Moro, outras tantas vezes ataca os procurador­es da forçataref­a de Curitiba, especialme­nte Deltan Dallagnol, que será julgado a qualquer momento por ter abusado de poder ao conferir, em 2016, palestra com PowerPoint em que o nome “Lula” centraliza­va gráfico descritivo do esquema do “Petrolão”.

Abuso de poder, porém, é a própria corrupção e não o seu combate.

Abusivo é se eleger sob a insígnia da Lava Jato e permitir seu desmonte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil