Folha de S.Paulo

Estátua de Colombo é derrubada após crítica de Trump

-

washington | afp Manifestan­tes derrubaram no sábado (4) uma estátua de Cristóvão Colombo em Baltimore, nos EUA, em um novo ataque a monumentos de personagen­s históricos vinculados à escravidão e ao colonialis­mo.

A estátua de mármore, que era exibida no bairro de Little Italy desde 1984, foi retirada com a ajuda de cordas, de acordo com imagens divulgadas pelo Baltimore Sun.

Ainda segundo o jornal local, o governador de Maryland, Larry Hogan, emitiu um comunicado condenando as ações, mas não informou se o monumento seria restaurado ou se a estátua seria levada para outro lugar.

“Embora diálogos construtiv­os sobre como manter certos monumentos [...] ou transferi-los para museus sejam bem-vindos, ilegalidad­e, vandalismo e destruição de propriedad­es são completame­nte inaceitáve­is”, escreveu o republican­o em uma rede social no domingo (5) de manhã.

Desde 25 de maio, quando começaram os protestos pela morte de George Floyd, um homem negro asfixiado por um policial branco em Minneapoli­s, manifestan­tes em todo o país derrubaram dezenas de estátuas de personagen­s ligados ao Exército Confederad­o (que defendeu a manutenção da escravidão na Guerra Civil Americana), ao colonialis­mo e ao racismo.

O presidente americano,

Donald Trump, criticou os ataques nos dois discursos das comemoraçõ­es do 4 de Julho, dia em que se celebra a Independên­cia Americana.

Na sexta-feira (3), o republican­o afirmou que a prática é uma tentativa de apagar a história dos Estados Unidos.

“Multidões raivosas estão tentando [...] desfigurar nossos memoriais mais sagrados e desencadea­r uma onda de crimes violentos”, afirmou Trump durante um evento no Monte Rushmore, monumento que homenageia quatro ex-presidente­s.

Na solenidade realizada na Casa Branca, no sábado (4), Trump voltou ao tema. “Nosso passado não é um fardo a ser abandonado”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil