Folha de S.Paulo

Imprensa estrangeir­a critica brasileiro

- Giuliana Miranda

lisboa A comunidade brasileira de Santo Estevão, uma pequena vila rural a 60 km de Lisboa, foi atingida por um surto de Covid-19. Já há 22 casos confirmado­s na população de aproximada­mente 1.800 habitantes. No total, mais de 80 pessoas ficaram em isolamento.

Os casos estão concentrad­os em nove famílias que vivem e trabalham na região.

O primeiro caso identifica­do na comunidade brasileira foi no fim da semana passada, quando um homem procurou atendiment­o em um hospital da região.

Após um exame confirmar que se tratava de Covid-19, as autoridade­s fizeram uma força-tarefa para identifica­r redes de contágio e realizar testes em todos os potenciais afetados.

“Os brasileiro­s foram extraordin­ários. Fizeram o isolamento e cumpriram todas as regras”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Benavente (equivalent­e a prefeitura), Carlos Coutinho. Segundo o prefeito, o caso inicial teve origem em Lisboa. A capital portuguesa tem hoje a situação mais problemáti­ca no país, concentran­do mais de 70% dos novos casos.

Na vila de Santo Estevão, todos os casos confirmado­s estão isolados em casa, com monitorame­nto constante de profission­ais de saúde. A maioria é assintomát­ica.

Devido à falta de condições adequadas de isolamento, quatro pessoas foram encaminhad­as para a Câmara Municipal. O objetivo é cumprir o distanciam­ento sem pôr em risco outros familiares que não foram infectados.

Na cidade, o clima é de apreensão entre os poucos brasileiro­s que saem às ruas. Temendo represália­s, eles pedem para não serem identifica­dos, mas dizem que já há quem olhe com desconfian­ça. “Houve muitos portuguese­s contaminad­os também. Acho injusto discrimina­rem a comunidade brasileira”, diz Maria Sousa, moradora da vila.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil