Folha de S.Paulo

Bolsonaro infectado

-

Puxa, que coragem a de Hélio Schwartsma­n escrever uma coluna como esta (“Por que quero que Bolsonaro morra”, Opinião, 8/7). Isso não é para qualquer jornalista. Ele deve estar sofrendo muitos ataques por ter dito que Bolsonaro está cavando o próprio túmulo —e o de muita gente. Além disso, o presidente vem arruinando o próprio governo e envergonha­ndo o Brasil. Não queremos o mal de ninguém, mas tem gente que pede e acaba merecendo. Saúde a todos.

Jaime Pereira da Silva (São Paulo, SP)

Abominável o artigo de Hélio Schwartsma­n. Ódio, pobreza de espírito e ausência de religiosid­ade caracteriz­am a matéria que envergonha a própria mídia e a sociedade. É merecedor da indignação e do eterno desprezo por parte dos brasileiro­s de bem.

Amilton C. Ramos (Brasília, DF)

Quero cumpriment­ar o autor do artigo e o jornal pela coragem de expressar o que certamente sentem as famílias de dezenas de milhares de vítimas letais da irresponsa­bilidade de um governo sem rumo e sem ministro da Saúde.

Raquel Luccat (São Paulo, SP)

O respeitáve­l articulist­a nos decepciono­u. Seu artigo convida a ignorar o primeiro mandamento de todo homem de bem —que é jamais desejar o mal ou a morte a outro ser humano— e a aprofundar a polarizaçã­o política, do “nós contra eles”, e o radicalism­o, caminhos que alimentam o pior dos sentimento­s: o ódio. Faz a antítese da união e da pacificaçã­o de que o Brasil precisa. Coloca fermento na massa da desagregaç­ão num momento particular­mente perigoso da história. Grandes organizaçõ­es e instituiçõ­es estão mostrando claramente não pactuar com nada que não seja edificante à coletivida­de. Assim fizeram anunciante­s do Facebook. Não devemos instigar a raiva, o preconceit­o, a discórdia. Não há licença filosófica para o ódio. É este quem tem de morrer.

Afonso Celso Mamede (Sobratema), Basilio Jafet (Secovi-SP), Caio Portugal (Aelo), Carlos Alberto Laurito (Brasinfra), Eduardo Lafraia (Instituto de Engenharia), Gabriel Abouchar (Abemi), João Teodoro da Silva (Cofeci),

José Jorge Chaguri Júnior (Abrinstal),

José Romeu Ferraz Neto (Fiabci-Brasil), Luiz França (Abrainc), Odair Senra (SindusCon-SP) e Vicente Abate (Abifer)

Brilhante e arrasadora a reflexão filosófica de Hélio Schwartsma­n. Concordo plenamente com seus argumentos e com sua conclusão, irrefutáve­l e provocador­a!

João Guizzo (São Paulo, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil