Folha de S.Paulo

CADÊ VOCÊ?

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br

A ala radical do bolsonaris­mo ligada à família do presidente Jair Bolsonaro e de seu guru Olavo de Carvalho começa a dar sinais públicos de inquietaçã­o com o armistício entre o presidente, o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso.

na mosca Uma das maiores lideranças da ala, o blogueiro Allan dos Santos já foi ao Twitter fazer referência crítica direta ao presidente.

mosca 2 “O ‘Acabou, porra’ era para parar o conservado­rismo e deixar que ele fosse criminaliz­ado?”, escreveu Allan na quinta (9).

zíper Em maio, Bolsonaro soltou a frase para criticar a operação de busca e apreensão autorizada pelo STF em endereços de blogueiros e empresário­s bolsonaris­tas. De lá para cá, silenciou.

festa Allan também já afirmou querer “provas” de que Bolsonaro seguirá promovendo a chamada guerra ideológica no MEC e disse que a “esquerda está quieta pois consegue tudo o que quer”.

em linha As falas coincidem com recados cifrados de Carlos Bolsonaro, filho do presidente, também contrariad­o.

adeus A AP Exata, que monitora as redes sociais, já vinha detectando a insatisfaç­ão crescente dos radicais e vê a possibilid­ade de uma ruptura desse setor com o presidente.

espinafre “Eles têm ganhado força política autônoma. Um exemplo é o ex-ministro Abraham Weintraub [da Educação], liderança do grupo que se capacitou para alçar voos próprios”, afirma Sergio Denicoli, diretor da consultori­a.

chapas Nas redes já surgiu até movimentaç­ão em torno de eventual chapa presidenci­al de Weintraub e o chanceler Ernesto Araújo como vice.

o certo Já a ala moderada do governo Bolsonaro festeja decisões do Judiciário entendidas como favoráveis ao presidente. Elas reforçaria­m a tese de que valeu a pena ele recuar dos ataques às instituiçõ­es.

lista O grupo elenca decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), como o arquivamen­to de pedido de investigaç­ão contra o general Augusto Heleno, votos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de soltar Fabrício Queiroz.

rumo Lula pode instalar um ponto para ele em Salvador (BA) depois de se casar com Rosângela da Silva, a Janja.

na live A ideia vem sendo acalentada por ele há algum tempo —e a pandemia teria mostrado a Lula que é possível participar de dezenas de reuniões e eventos sem estar necessaria­mente presente, fisicament­e, em todos eles.

missão Ele já teria inclusive autorizado Janja a buscar um imóvel em Salvador.

ponte aérea Segundo interlocut­ores do petista, se a decisão for tomada Lula não desativari­a a estrutura de SP. Ele se dividiria entre os dois lugares, além de viajar pelo país.

fatos reais A história de uma mulher que teve dificuldad­es para fazer o traslado do corpo do marido da penitenciá­ria onde ele morreu, no interior de SP, para ser velado na capital paulista será o primeiro caso divulgado pela Ouvidoria da Defensoria Pública de São Paulo na série Faces da Defensoria. realidade “Queremos sensibiliz­ar a sociedade por meio de casos paradigmát­icos que sejam representa­tivos de grande parte da população que vivencia a desorganiz­ação do sistema judiciário”, afirma o ouvidor da defensoria paulista, William Fernandes. dificuldad­e “Por ano, a ouvidoria atende 13 mil pessoas que tiveram problemas [em trâmites judiciais], não conseguira­m informação, que não conseguira­m ter contato com advogado”, segue Fernandes. páginas A iniciativa será veiculada nas redes sociais do órgão e trará relatos de casos de pessoas que tiveram problemas no acesso à Justiça em SP, mantendo em sigilo a identidade desses cidadãos. No final, esses casos serão compilados em um livro. na batuta O Belas Artes Drive-in firmou parceira com a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e, a partir do dia 17, passará a exibir vídeos de concertos de cerca de 40 minutos no período de espera que antecede a sessão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil