Folha de S.Paulo

Não sei por que família Bolsonaro se preocupa, afirma Fernández

- Sylvia Colombo

O presidente argentino, Alberto Fernández, afirmou em uma entrevista a uma emissora local na noite de quarta (2) que não sabe por que “a família Bolsonaro está tão preocupada” com ele.

A declaração foi uma resposta a tuítes recentes de Eduardo Bolsonaro. Horas mais cedo, o filho do presidente brasileiro afirmara, em rede social, que o que estava acontecend­o na Argentina devido à longa quarentena era uma “calamidade” e que o país tinha sido “destruído por seu governo socialista em poucos meses”.

Não é a primeira vez que Eduardo faz críticas ao governo Fernández. No último dia 22, quando a Argentina declarou que a telefonia celular e os serviços de internet eram de interesse nacional e, por isso, não poderiam ter tarifas aumentadas até 31 de dezembro, Eduardo disse que a Argentina estava se transforma­ndo numa “nova Venezuela”.

Devido ao caso, o deputado deverá se reunir em Brasília com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, na próxima semana. “Percebi que seria melhor conversar pessoalmen­te sobre isso com ele”, disse Scioli à Folha.

Na entrevista, Fernández afirmou que a relação do Brasil com a Argentina “é indissolúv­el”, mas que não conhece os Bolsonaros e só estava falando do presidente brasileiro porque “vocês [os jornalista­s] estão me perguntand­o”.

“A família Bolsonaro está muito preocupada comigo e com a Argentina, não sei, creio que vocês teriam de perguntar a razão à família Bolsonaro”, disse o mandatário.

Em quase nove meses de governo, ele não manteve nenhum diálogo com Bolsonaro.

No final da tarde desta quinta (3), Eduardo Bolsonaro voltou a comentar a situação na Argentina pelas redes sociais.

Reproduzin­do a frase de Fernández sobre a “preocupaçã­o” com ele, afirmou: “Nossos vizinhos fazem parte da nossa vida e torcemos pelo seu melhor. Simpatia com ditaduras e como conduzem a economia causam preocupaçã­o. A Venezuela com políticas socialista­s levou a uma narcoditad­ura e consequent­e maior crise migratória da história da América Latina”.

Eduardo Bolsonaro acrescento­u, enviando uma mensagem ao “povo argentino”: “Somos irmãos e saibam que o Brasil está do seu lado, lutando contra tiranos e agindo sempre pela liberdade”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil