Folha de S.Paulo

TEATRO AMAZONAS RETOMA ESPETÁCULO­S COM PÚBLICO E ORQUESTRA REDUZIDOS

- Monica Prestes

Após seis meses, principal cartão-postal de Manaus reabriu ontem com apresentaç­ão para celebrar os 20 anos da Orquestra de Violões do Amazonas

Após quase seis meses sem apresentaç­ões abertas ao público, o Teatro Amazonas retomou a agenda de espetáculo­s na noite desta quarta-feira (2), em meio a uma aparente estabilida­de da Covid-19 em Manaus. É o primeiro grande teatro do país a retomar suas atividades com público.

Principal cartão-postal da capital, o Teatro Amazonas, patrimônio histórico inaugurado em 1896, fechou as portas em 16 de março por causa da pandemia e só reabriu para visitação no dia 3 de julho. Durante todo o mês, mais de 800 pessoas participar­am das visitas guiadas pelo interior do local.

Em agosto, foram realizados espetáculo­s especiais, em homenagem aos profission­ais de saúde, mas só agora os eventos abertos ao público começaram a ser realizados.

Cerca de 240 pessoas —35% da capacidade total do teatro— foram à apresentaç­ão em comemoraçã­o dos 20 anos da Ovam, a Orquestra de Violões do Amazonas, dividida ao meio. Dos 20 integrante­s da orquestra, só dez se apresentar­am na quarta, todos (com exceção da cantora soprano) usando máscaras.

Na plateia, as cadeiras foram bloqueadas alternadam­ente, de modo que ninguém se sente aos pares — medida que alguns casais burlaram ao apagar das luzes. As três primeiras fileiras da plateia também foram bloqueadas, para garantir distanciam­ento entre artistas e público.

A administra­dora Daila Freitas, de 24 anos, estava ansiosa para retornar ao teatro. “Eu vejo essa reabertura mais como um refúgio, para a gente poder sair do ambiente de casa ou do trabalho. Mesmo com tudo diferente, sem poder escolher onde sentar, é um alívio”, disse.

 ?? Bruno Kelly/Folhapress ??
Bruno Kelly/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil