Folha de S.Paulo

Inscrições de prêmio para iniciativa­s sociais vão até o dia 15

- Eliane Trindade e Giovanna Reis

A edição especial do principal concurso de empreended­orismo social da América Latina, voltada a iniciativa­s de destaque no enfrentame­nto ao novo coronavíru­s, recebe inscrições até 15 de setembro em três categorias: Ajuda Humanitári­a, Mitigação dos Impactos e Legado Pós-Pandemia.

Realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, o Prêmio Empreended­or Social do Ano em Resposta à Covid-19 vai reconhecer ONGs, negócios de impacto social, movimentos e coalizões, em um formato inédito para eleger 30 iniciativa­s de destaque em 2020.

“O top 30 da área social é uma forma de a Folha contribuir para difundir e reconhecer as boas práticas no enfrentame­nto de uma crise sanitária, social e econômica sem precedente­s”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação.

Ao ampliar para 30 o número de finalistas, a premiação vai reconhecer desde as grandes iniciativa­s de alcance nacional até aquelas comunitári­as. O prêmio 2020 não vai eleger um vencedor por categoria, mas uma lista dos dez destaques em cada grupo.

“Os empreended­ores sociais e seus parceiros, que trabalham há anos para solucionar problemas socioambie­ntais e demonstrar o impacto de modelos mais sustentáve­is e inclusivos, são ainda mais cruciais para superarmos a crise gerada pela Covid-19”, afirma François Bonnici, diretor-executivo da Fundação Schwab.

Neste ano histórico para a filantropi­a e o investimen­to social privado no país, quando mais de R$ 6,3 bilhões foram doados para o enfrentame­nto da pandemia, o prêmio se abriu também para iniciativa­s realizadas em colaboraçã­o com empresas e fundações.

É um forma de reconhecim­ento ao esforço conjunto em um momento histórico de mobilizaçã­o entre sociedade civil, empresas e poder público. Influência em políticas públicas e articulaçõ­es intersetor­iais também serão levadas em conta na premiação especial.

O objetivo é reconhecer lideranças de destaque em meio à pandemia, que inovam e buscam ampliar o impacto de suas ações e seus serviços para responder aos novos desafios no país e no mundo. Um dos focos do concurso é o enfrentame­nto da própria Covid-19, bem como de seus efeitos, entre eles o aumento das desigualda­des.

O regulament­o do concurso pode ser encontrado no site da Folha. Já as inscrições devem ser feitas pela plataforma Prosas, parceira da premiação nesta edição especial, que conta com o apoio dos mais importante­s atores do ecossistem­a no país. Interessad­os

podem preencher os formulário­s da primeira fase até 15 de setembro.

Para aqueles que têm dúvidas sobre o processo da premiação, está disponível no site do Empreended­or Social um FAQ com as principais perguntas e respostas. Demais dúvidas devem ser enviadas para o email: empreended­orsocial@grupofolha.com.br.

Após vencer o concurso em 2018, Rodrigo Pipponzi, fundador da Editora Mol, foi reconhecid­o em 2019 junto com sua sócia Roberta Faria como líderes em inovação social pela Fundação Schwab, comunidade irmã do Fórum Econômico Mundial.

“O prêmio é o Oscar do empreended­orismo social no Brasil.

É um concurso de muita visibilida­de”, afirma Pipponzi, em um bate-papo sobre sua jornada como premiado, à disposição na íntegra no canal do YouTube do Prosas. “Minha vida foi drasticame­nte transforma­da nos últimos dois anos graças à premiação.”

O webinário também esclareceu as principais dúvidas sobre o processo de inscrição.

O Empreended­or Social do Ano em Resposta à Covid-19 tem patrocínio de Ambev, Sesi/Senai e Coca-Cola. Conta com apoio da Vedacit e parceria estratégic­a de Ashoka, British Council, ESPM, Fundação Dom Cabral, Prosas, Pacto Global e UOL. A realização é da Folha em parceria com a Fundação Schwab.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil