Folha de S.Paulo

Novo ciclone extratropi­cal causa ventos de até 100 km/h no RS

- Katna Baran

Um novo ciclone extratropi­cal está avançando do Uruguai ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (3), provocando ventos que podem variar de 60 a 100 km/h, principalm­ente no litoral sul do estado. Há também previsão de rajadas mais leves em parte de Santa Catarina.

Segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorolog­ia), há risco de danos, como queda de árvores e destelhame­ntos, com a passagem do vendaval em ao menos 42 cidades gaúchas, próximas à fronteira com o Uruguai. Porém, de acordo com a Defesa Civil, ainda não há registro de ocorrência­s.

Ainda na quarta (2) à tarde, o Instituto Nacional de Meteorolog­ia na Barra do Chuí registrou ventos de 76 km/h, segundo o MetSul Meteorolog­ia. As regiões mais afetadas, de acordo com o portal, foram os litorais sul e norte gaúcho. As operações no porto de Rio Grande chegaram a ser suspensas devido ao mar agitado, com ondas de até três metros.

O ciclone se formou próximo à costa do país vizinho e deve se estender pelo menos até a tarde desta quinta, de acordo com o Inmet. Apesar do alerta, outros institutos de meteorolog­ia apontam que o fenômeno deve perder força e que os ventos mais fortes já foram registrado­s na quarta.

A força do ciclone tem menor potencial do que o do registrado em julho no Sul.

Uma frente fria associada ao ciclone também influencia o tempo em Santa Catarina, provocando chuvas mal distribuíd­as durante todo o dia. Podem ocorrer rajadas de vento de até 70 km/h, mais intensas no litoral sul do estado. A temperatur­a, segundo o Epagri/SC ( Empresa de Pesquisa Agropecuár­ia e Extensão Rural de Santa Catarina), fica mais amena até o final de semana, mas não há previsão de frio intenso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil