Folha de S.Paulo

Evento reuniu experts em alzheimer

Especialis­tas relacionar­am doença com IMC, escolarida­de e obesidade

- Julio Abramczyk Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq)

Palestras, reuniões e até eleições de sociedades médicas através da internet já entraram para a rotina. Mas congresso virtual sobre medicina parece ser um dos primeiros.

A Conferênci­a Internacio­nal da Associação Alzheimer (AAIA) 2020, instalada em Chicago, EUA, em julho, contou com 50 sessões ao vivo, 32 mil participan­tes e mais de 2.800 apresentaç­ões de pôsteres.

Novos conhecimen­tos, como a associação de vacinação contra a gripe e pneumonia aos 60 anos e índice de massa corpórea (IMC) mais baixo no início da vida a menor risco para o alzheimer, foram apresentad­os, disse Maria Carillo, diretora científica da Associação de Alzheimer no fim do evento.

Ela também destacou estudos, como os marcadores biológicos que podem detectar com maior precisão versões anormais da proteína tau no sangue, inclusive a específica para o alzheimer (p-tau217), e diferenciá-la de outras doenças cerebrais degenerati­vas.

Fatores de risco para doenças do coração (hipertensã­o, diabetes e obesidade) na adolescênc­ia podem influencia­r a memória e a cognição em idade avançada.

Destaque foi dado à educação infantil de boa qualidade, pela associação com melhor desempenho de linguagem e memória, e a um menor risco de demência tardia.

Também foi anunciada pesquisa, com participaç­ão de especialis­tas de 30 países e assistênci­a da Organizaçã­o Mundial da Saúde, para analisar o impacto da Covid-19 no cérebro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil