Folha de S.Paulo

Shoppings e bares se preparam para movimento intenso

- Mariana Freire

são paulo Num cenário em que ainda há resistênci­a das pessoas à retomada de atividades de lazer, um fim de semana prolongado se apresenta como promessa de ampliação do movimento para bares e shoppings da capital.

Representa­ntes do setor esperam que, com três dias de folga, os paulistano­s se encorajem a retomar hábitos préquarent­ena, e se dizem preparados para recebê-los.

Para Raquel Stucchi, infectolog­ista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectolog­ia (SBI), contudo, a população não deve baixar a guarda no momento. “Tem uma menor quantidade de pacientes internados que há um mês, mas o vírus continua circulando, então tranquilid­ade ainda não temos.”

Nos bares, a expectativ­a é de que o movimento aumente no feriado, algo que não costumava acontecer na capital, segundo Percival Maricato, presidente da seção paulista da Abrasel, a associação de bares e restaurant­es.

“Normalment­e a população vai muito para a praia e para cidades turísticas, mas muita gente teme o que está acontecend­o no litoral, então a gente espera que seja melhor”, afirma, sem estimar o aumento.

Nos shoppings, a estimativa é de que haja cresciment­o de cerca de 20% no movimento atual. Parte dessa procura deve ser influencia­da pela Semana do Brasil, campanha que promove descontos nos moldes da Black Friday.

De acordo com Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, a associação dos lojistas de shopping, as pessoas têm confiado nos centros comerciais por seguirem protocolos como restrição de capacidade e aferição de temperatur­a.

“O fluxo vai melhorando também porque as pessoas estão perdendo o medo, estão saindo mais”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil