Folha de S.Paulo

Entenda a crise

-

Quem governa a Bulgária?

O chefe do governo é o primeiro-ministro Boiko Borisov, 61, do partido de centro-direita Gerb (Cidadãos para o Desenvolvi­mento Europeu).

Como começaram os protestos?

O estopim da insatisfaç­ão pública foi quando o exministro da Justiça Hristo Ivanov tentou entrar, no dia 7 de julho, em uma praia que deveria ser pública e foi impedido e arrastado por seguranças de um líder partidário ligado a Borisov.

De onde vem a insatisfaç­ão?

Manifestan­tes dizem que o país foi dominado por uma “máfia oligárquic­a”, com crescente abuso de poder pelo governo, ataque a instituiçõ­es democrátic­as e corrupção.

As críticas são fundamenta­das?

Centros de estudos avaliam como deficiente a democracia búlgara. Organizaçõ­es internacio­nais apontam perda de liberdade e avanço do autoritari­smo no país. A Bulgária ocupa a 111ª posição no ranking de liberdade de imprensa da Repórteres Sem Fronteiras.

O que querem os manifestan­tes?

A renúncia do premiê Borisov e do procurador­geral, Ivan Geshev.

O que responde Borisov?

Que aceita deixar o governo quando for aprovada a revisão constituci­onal que ele enviou ao parlamento. Oposições e manifestan­tes rejeitam nova Constituiç­ão.

O que diz a UE?

Questionad­a sobre a repressão violenta, a Comissão Europeia respondeu na sexta (4) que manifestaç­ões pacíficas são um direito fundamenta­l na democracia e pediu respeito à liberdade de imprensa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil