Folha de S.Paulo

Morre o presidente da Aurora Alimentos

Empresário Mário Lanznaster estava à frente da empresa desde 2007; ele enfrentava desde 2018 um tumor no fígado

-

Morreu neste domingo (18), em Chapecó (SC), o empresário Mário Lanznaster, 80, presidente da Aurora Alimentos, terceiro maior conglomera­do agroindust­rial brasileiro do setor da carne.

Ele enfrentava desde 2018 um tumor no fígado. Segundo comunicado da empresa, ele trabalhou até o último dia 11, quando foi internado.

O empresário estava à frente da Aurora desde 2007 e atuava na área da suinocultu­ra havia 40 anos. Além de presidir a Aurora, era também vice-presidente para Assuntos Estratégic­os da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

“Lanznaster nos deixa o exemplo da dedicação ao trabalho, liderou com bravura o empreendim­ento cooperativ­o que administro­u, colocando-o entre os maiores conglomera­dos do setor alimentíci­o brasileiro”, diz o presidente da federação, Mario Cezar de Aguiar.

O empresário era graduado em agronomia pela Universida­de Federal do Rio Grande do Sul e em engenharia de segurança do trabalho pela Universida­de Federal de Santa Catarina. O executivo também presidiu a Cooperativ­a Agroindust­rial Alfa, de 1997 a 2009. Em 2002, assumiu a vice-presidênci­a da Cooperativ­a Central Aurora e, em 2007, a presidênci­a. Por dois anos, de 2007 a 2009, exerceu simultanea­mente as presidênci­as da Aurora e da Alfa.

Ele nasceu em 30 de junho de 1940, no município de Presidente Getúlio (SC). Foi extensioni­sta rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercent­ral, quando iniciou a implantaçã­o do programa de fomento à suinocultu­ra, conhecido hoje como Suicooper.

 ?? Divulgação ?? Mário Lanznaster, presidente da Aurora
Divulgação Mário Lanznaster, presidente da Aurora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil