Folha de S.Paulo

Empreended­or deve investir em entrega ágil e grátis na Black Friday

- Flávia G. Pinho

são paulo Especialis­tas em varejo apostam que a Black Friday deste ano, em 27 de novembro, não será como as outras. O comércio online deve roubar o protagonis­mo das lojas físicas porque o brasileiro nunca comprou tanto pela internet.

Eles também esperam uma participaç­ão bem maior dos negócios de pequeno porte, que têm recebido incentivos para entrar no universo digital.

Mas pequenos lojistas não têm como competir com os grandes na questão de preço. A melhor estratégia, diz Edgar Neto, consultor de negócios do Sebrae, é “garantir atendiment­o eficiente e caloroso, como oferecer um canal de videochama­da para tirar dúvidas”.

Para Fernanda Bromfman, que responde pela área de varejo para PMEs do Google Brasil, os pequenos podem focar entregas sem custo, por exemplo. “Eles são mais ágeis e têm mais facilidade para oferecer entregas rápidas e gratuitas na própria região.”

O empresário também deve colocar sua marca em evidência nos canais digitais. O Google Meu Negócio e o Google Shopping são opções gratuitas para isso.

Soluções improvisad­as, como pedir ajuda a amigos e parentes para reforçar a equipe de atendiment­o, devem ser evitadas. “O empreended­or precisa estar preparado para atender clientes que vão fazer perguntas técnicas”, diz Neto.

As ações têm que ser planejadas com base no tamanho do estoque e na capacidade de atendiment­o do negócio, para que o empresário possa cumprir tudo que promete.

A base de clientes também deve ser privilegia­da, com pré-vendas exclusivas, que podem começar antes da data. E as promoções podem ir além da Black Friday, aproveitan­do a sazonalida­de, diz Bromfman.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil