Folha de S.Paulo

Marie Kondo ensina a desapegar das coisas nos tempos da Covid-19

- Emma Jacobs Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves

financial times Marie Kondo quer deixar as coisas bem claras: “Muita gente me define como uma minimalist­a, que eu sou alguém que vai entrar na sua casa e jogar tudo fora. Mas isso está longe da verdade”.

Mas com certeza Kondo fez carreira ensinando as pessoas a eliminar sua bagunça, certo? A ênfase está errada, insiste ela. O objetivo para as/ os que seguem seu método de arrumação “KonMari” tem menos a ver com jogar coisas fora e mais com identifica­r o que dá felicidade ao proprietár­io(a) —ou, como diz seu slogan, “Espalhe alegria”.

Mas, enquanto lares do mundo inteiro funcionam ao mesmo tempo como escritório­s, escolas e creches, poucos encontrarã­o seu lugar feliz entre os laptops, emaranhado de cabos e impressora­s que dominaram mesas de cozinha.

Para alguns, uma tranquilid­ade no estilo Kondo parece um ideal impossível. No entanto, Kondo afirma que isso é mais importante que nunca. “Mais pessoas estão se organizand­o”, diz ela, que acha banal a minha sugestão de que talvez isso correspond­a a um desejo de controle, quando o mundo está enlouqueci­do. Trata-se de encontrar “felicidade, calma e paz”, ela insiste.

“Estamos todos mergulhado­s numa ansiedade vaga e desarticul­ada neste momento”, afirma. “E organizar-se oferece uma base sólida para fazer perguntas a si mesma: ‘O que é importante para mim agora? Como eu quero viver?’”

Para ajudar as pessoas a decidir, Kondo acaba de lançar um curso online em dez episódios que, por US$ 39,99 (cerca de R$ 220), as conduz passo a passo por seu método de arrumação, ensinando desde técnicas de dobrar roupas a soluções de armazename­nto. O sistema KonMari incentiva seus seguidores a ordenar por categoria, mais que por cômodos, peneirando livros, artigos de toalete e lembranças sentimenta­is segurando cada peça nas mãos para ver se ela provoca um arrepio de felicidade.

Foi seu livro de 2011, “A Mágica da Arrumação”, que colocou Kondo sob a atenção internacio­nal, quando ele foi traduzido para o inglês em 2014 e se tornou uma sensação editorial. O livro já foi lançado em 40 idiomas e vendeu mais de 10 milhões de exemplares. No ano passado, com a série da Netflix “Ordem na Casa com Marie Kondo”, tornou-se uma estrela da TV.

Kondo espera que seu curso online ajude as pessoas que têm dificuldad­e com seu ambiente doméstico. Para os que se sentem avassalado­s pela divisão imprecisa entre trabalho e casa, ela aconselha a, no final do dia, jogar a parafernál­ia de trabalho em uma caixa que é guardada fora de vista.

O lockdown em Los Angeles, onde ela mora com o marido e duas filhas de três e cinco anos, foi “um pouco caótico”, admite. Ela perdeu a paciência? “Foi apenas exaustão física.”

Embora resista a esta descrição, Kondo (3,8 milhões de seguidores no Instagram) é provavelme­nte a mais conhecida das “cleanfluen­cers” —um exército de influencia­doras dedicadas a arrumar e limpar, incluindo a britânica Mrs. Hinch (3,8 milhões de seguidores) e as americanas Clea Shearer e Joanna Teplin, amigas e sócias que dirigem The Home Edit (4,1 milhões de seguidores mais um programa na Netflix).

Em um mundo de caos, são promessas de um bálsamo doméstico para nossas almas febris.

 ?? Bruno Santos/Folhapress ?? O método KonMari trabalha com categorias
Bruno Santos/Folhapress O método KonMari trabalha com categorias
 ?? Getty Images ?? Marie Kondo, especialis­ta em arrumação de casas
Getty Images Marie Kondo, especialis­ta em arrumação de casas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil