Folha de S.Paulo

Sedado desde o dia 15, Maguito é eleito em Goiânia

- Fernanda Canofre

belo horizonte Ainda internado e sedado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento da Covid-19, o ex-governador de Goiás Maguito Vilela (MDB), 71, foi eleito prefeito de Goiânia. Ele obteve 52,60% dos votos válidos, ante 47,40% do senador Vanderlan Cardoso (PSD). Ele não sabe que foi eleito.

Sedado desde o dia 15, data do primeiro turno, após uma piora inflamatór­ia e infecciosa nos pulmões, ele chegou a ser intubado e depois passou por uma traqueosto­mia. De acordo com o mais recente boletim médico, ele segue em ventilação invasiva e hemodiális­e.

Segundo sua equipe, o emedebista recebeu o diagnóstic­o de infecção pelo coronavíru­s no dia 20 de outubro e foi internado no Einstein uma semana depois.

O vice-prefeito eleito, Rogério Cruz (Republican­os), 56, é pouco conhecido pela população, mas poderá assumir os primeiros dias de gestão na capital.

Cruz é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e está no segundo mandato de vereador de Goiânia. Ele declarou à Justiça Eleitoral patrimônio no valor total de R$ 81,39.

Durante o segundo turno, a campanha de Cardoso, que teve o apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM), endureceu críticas contra o vereador e destacou que ele não tinha capacidade para governar, mas que ocuparia a prefeitura por causa da internação de Vilela.

Maguito já ficara à frente de Cardoso no primeiro turno, quando recebeu 36,02% dos votos válidos, ante 24,67% do adversário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil