Folha de S.Paulo

Delegado Pazolini bate petista e será prefeito de Vitória

- FC

belo horizonte O deputado estadual Delegado Lorenzo Pazolini (Republican­os), 38, derrotou o ex-prefeito João Coser (PT), 64, e foi eleito prefeito de Vitória (ES).

Pazolini teve 58,5% dos votos válidos, ante 41,5% de Coser. Foi o único candidato eleito em uma capital a concorrer como “delegado” ou “capitão” no nome.

No primeiro turno, Pazolini já ficara à frente de Cozer, com 30,95% dos votos, ante 21,82% do petista.

O delegado da Polícia Civil disputou a primeira eleição em 2018, ao conquistar uma vaga na Assembleia Legislativ­a capixaba. À Folha, depois do primeiro turno, ele disse rejeitar extremismo­s e se colocou mais ao centro do espectro político. “Não sou o candidato nem do Bolsonaro, nem do Lula. Sou o candidato da família.”

Pazolini participou de dois episódios de destaque nacional neste ano.

Em junho, foi um dos deputados estaduais que entraram em um hospital na região metropolit­ana de Vitória, depois de um vídeo de Jair Bolsonaro incentivan­do as pessoas a filmar oferta de leitos, e apontaram falta de EPIs (Equipament­os de Proteção Individual), superlotaç­ão e falta de medicação.

Pazolini também esteve no norte capixaba quando ocorreu o caso da menina que engravidou após ser estuprada pelo tio. Fontes relataram que ele esteve presente em reuniões com os conselheir­os tutelares para debater o caso.

O deputado disse à Folha que participou da discussão sobre a melhor maneira de proteger a criança.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil