Folha de S.Paulo

José Sarto, do PDT, derrota Capitão Wagner e vai comandar Fortaleza

- João Pedro Pitombo e Marcel Rizzo

salvador e fortaleza O médico e deputado estadual José Sarto (PDT) foi eleito como novo prefeito de Fortaleza. Sarto registrou 51,69% dos votos válidos e superou o deputado federal Capitão Wagner (Pros), que obteve 48,31%.

A vitória de Sarto representa o sucesso de uma ampla frente que se formou em torno do candidato no segundo turno, com o apoio de partidos que que vão da esquerda do PT —do governador Camilo Santana, que declarou apoio— e PSOL até a centrodire­ita de DEM e PSDB, além dos irmãos Ciro e Cid Gomes, que tiveram presença tímida na campanha.

Também consolida uma hegemonia do PDT em Fortaleza, que parte para o seu terceiro mandato consecutiv­o na capital cearense.

Sarto disse que seu objetivo agora é unir a cidade.

“A minha função é unir Fortaleza. Campanha passou, eleição passou, não se constrói o futuro olhando pelo retrovisor. Meu sentimento, a minha mensagem, que foi acolhida pela maioria dos fortalezen­ses, é de união, reconstrui­r essa cidade, com pacificaçã­o, tolerância, compreende­ndo as diferenças que nós temos, mas acima de tudo de unir Fortaleza nesse sentimento de avançar no que já conquistam­os e garantir as conquistas e de enfrentar esses desafios que são enormes que nós temos pela frente.”

Derrotado, o deputado federal Capitão Wagner afirmou que a população da capital cearense demonstrou que o apoio ao governador Camilo Santana e aos irmãos Gomes não é tão majoritári­o assim.

“A oposição no Ceará está mais do que viva”, disse Wagner. “Quase 625 mil eleitores acreditara­m no meu projeto e no da Kamila [Cardoso, sua candidata a vice] , uma quantidade expressiva. Espero que o próximo prefeito possa acertar para ganhar os eleitores que não acreditara­m nele.”

Com sete mandatos seguidos como deputado estadual no Ceará, Sarto exercerá um cargo eletivo no poder Executivo pela primeira vez.

Ele foi escolhido como candidato pelo PDT após uma série de debates com outros quatro pré-candidatos. Não havia um nome de consenso, e a decisão por Sarto foi por ele ser mais conhecido da população.

O prefeito eleito entrou na campanha com apoio do atual prefeito, Roberto Cláudio, que é bem avaliado.

A derrota de Capitão Wagner representa mais um revés para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O apoio do presidente a Capitão Wagner esteve no centro do debate no segundo turno. Sarto e aliados buscaram associar Wagner ao presidente, transforma­ndo a eleição em uma espécie de cruzada contra o bolsonaris­mo.

Capitão Wagner, por outro lado, procurou se desvincula­r de Bolsonaro, tentando se afirmar como um candidato moderado e fazendo acenos até para os eleitores petistas, ao fazer elogios à ex-prefeita Luizianne Lins.

 ?? Divulgação ?? José Sarto, com um cachorro no colo, vota acompanhad­o da família e de aliados no segundo turno
Divulgação José Sarto, com um cachorro no colo, vota acompanhad­o da família e de aliados no segundo turno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil