Folha de S.Paulo

ANJ premia atividade jornalísti­ca por ação na Covid

-

são paulo Em meio à pandemia da Covid-19, a ANJ (Associação Nacional de Jornais) inovou na escolha do vencedor do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa e resolveu homenagear a própria atividade jornalísti­ca neste ano.

Entregue desde 2008, o prêmio, em regra, é concedido a pessoas ou instituiçõ­es com trabalhos dedicados ou com grande repercussã­o para a defesa da liberdade de imprensa, mas as dificuldad­es vividas pelos profission­ais do jornalismo em 2020 levaram a ANJ a decidir por uma premiação conceitual nesta edição.

Segundo Marcelo Rech, presidente da ANJ, “as condições adversas da pandemia atingiram em cheio o exercício diário do jornalismo, assim como atingiram tantas outras atividades. Mesmo trabalhand­o em casa, longe do ambiente rico das Redações, editores e repórteres prosseguir­am cumprindo sua missão”.

Em nota, a entidade ressaltou ainda que “a premiação se justifica ainda mais porque o esforço pelo jornalismo de qualidade enfrenta um ambiente em que se cultiva a desinforma­ção como instrument­o de política e crescem os ataques, físicos ou virtuais, aos profission­ais da imprensa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil