Folha de S.Paulo

Plataforma online lança robô que simula jogo de xadrez com protagonis­ta de ‘O Gambito da Rainha’

-

são paulo Minissérie original de ficção mais vista na história da Netflix, com 62 milhões de espectador­es, “O Gambito da Rainha” deve ter feito muita gente se perguntar —afinal, como é jogar uma partida de xadrez contra Beth Harmon, protagonis­ta da trama e enxadrista prodígio?

O site Chess.com, uma das principais plataforma­s online de xadrez, resolveu surfar no sucesso da produção e lançou robôs inspirados na personagem. Ao escolher qualquer um deles, é possível ter a sensação de Harmon e jogar contra ela.

É claro que a inteligênc­ia artificial está bem longe de ser uma pessoa e não pode ser comparada à personagem que, na trama, enxerga peças de xadrez no teto e consegue desmistifi­car a fama de passatempo cabeçudo do esporte.

Esse tipo de robô é chamado de “engine”. Na prática, é um programa de computador capaz de jogar xadrez por ter algoritmos desenvolvi­dos para isso, conseguind­o fazer cálculos complexos na hora de escolher as melhores jogadas e, muitas vezes, com um banco de dados com milhões de partidas na memória.

No caso de Harmon, ela aparece na plataforma em sete versões. Da primeira, na qual tem oito anos de idade e está começando a jogar xadrez, até a última, com 22 anos e pronta para fazer frente aos melhores enxadrista­s do mundo na ficção.

Nas competiçõe­s reais da modalidade, cada jogador tem uma pontuação. Esse número aumenta à medida que ele vai vencendo as partidas e diminui sempre que as perde —ou seja, quanto melhor um jogador, maior é o seu “rating”. O robô que representa a Beth de oito anos, por exemplo, começa com 800 pontos, um número baixo.

A última versão dela ostenta 2.700 pontos. Para se ter uma ideia, o atual campeão mundial de xadrez, o norueguês Magnus Carlsen, atingiu no máximo 2.882 pontos, segundo a Federação Internacio­nal de Xadrez.

Para desafiar Beth Harmon, é preciso acessar a página da plataforma. Além dela, há outros personagen­s de ficção no site. Mas há também robôs inspirados em jogadores reais. É o caso do americano Hikaru Nakamura, um dos principais enxadrista­s atuais, e também do grande mestre brasileiro Krikor Mekhitaria­n.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil