Folha de S.Paulo

Após acidente, Romain Grosjean será substituíd­o por Pietro Fittipaldi

Neto de Emerson correrá no domingo (6) pela Haas; desde 2017 um piloto brasileiro não disputa um GP da categoria

- Luciano Trindade

A Haas anunciou nesta segunda-feira (30) que o piloto brasileiro Pietro Fittipaldi, 24, reserva da equipe, substituir­á Romain Grosjean na próxima etapa da F-1: o GP de Sakhir, no Bahrein, que será realizado no próximo domingo (6).

Na última etapa, também disputada no Bahrein neste domingo (29), o francês sofreu um impression­ante acidente logo depois da largada, quando bateu no guard rail e seu carro explodiu e partiu ao meio. Ele conseguiu deixar o veículo sem ferimentos graves, mas com queimadura­s nas mãos e suspeita de fratura nas costelas. Assim, não terá condições de participar da próxima corrida.

Neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, Pietro fará sua estreia. Ele será o 32º piloto brasileiro a correr na F-1. O último representa­nte do país foi Felipe Massa, que deixou a principal categoria do automobili­smo mundial em 2017.

Antes de demonstrar seu entusiasmo pela oportunida­de, Fittipaldi disse que está feliz por Grosejean ter escapado do acidente apenas com ferimentos leves. “O mais importante de tudo é que Romain está seguro e bem”, afirmou. “Claro que não é a circunstân­cia ideal para estrear na F-1, mas sou extremamen­te grato ao Gene Haas e Gunther Steiner por me colocarem no carro neste fim de semana”, acrescento­u.

Chefe da equipe Haas, Steiner afirmou que considera o piloto brasileiro pronto para o desafio de estrear na F-1. O jovem é piloto reserva da escuderia há duas temporadas. “A escolha de colocar Pietro no carro foi bem fácil. Ele está familiariz­ado. Tenho certeza de que fará um bom trabalho.”

Pietro Fittipaldi esteve com a Haas na maioria das corridas de 2020, como piloto de testes. O brasileiro já testou os dois últimos carros da equipe na F-1 em sessões de treinos livres e de pré-temporada.

“Tenho acompanhad­o o time durante muito tempo nesta temporada, nas pistas e no simulador. Estou familiariz­ado com a forma que o time opera durante um grande prêmio. Será incrível poder largar pela primeira vez na F-1. Darei meu máximo e já estou ansioso para o primeiro treino livre”, disse.

A Haas informou ainda que Romain Grosjean segue internado em um hospital no Bahrein e que seu estado de saúde é estável. Ele não chegou a perder a consciênci­a durante o acidente. “O tratamento para as queimadura­s que Grosjean sofreu nas costas de ambas as mãos está indo bem. O piloto foi visitado por Gunther Steiner nesta segunda e recebeu a notícia de que receberá alta nesta terça-feira (1º).”

Grosjean e seu companheir­o de equipe, o dinamarquê­s Kevin Magnussen, deixarão a equipe Haas no fim desta temporada. Apesar da oportunida­de na próxima etapa, Pietro Fittipaldi não está entre os favoritos a ocupar uma das vagas que serão abertas.

O alemão Mick Schumacher, filho do heptacampe­ão Michael, e Nikita Mazepin, filho de um empresário na indústria química russa, são os nomes mais cotados para as vagas na Haas. Ambos são da Academia da Ferrari, com quem a equipe americana tem parceria.

“Tenho acompanhad­o o time durante esta temporada, nas pistas e no simulador. Estou familiariz­ado com a forma que o time opera durante um grande prêmio. Darei meu máximo

Pietro Fittipaldi

 ?? Divulgação/Haas ?? O brasileiro Pietro Fittipaldi durante sessão de treinos na F-1 como piloto de testes da Haas
Divulgação/Haas O brasileiro Pietro Fittipaldi durante sessão de treinos na F-1 como piloto de testes da Haas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil