Folha de S.Paulo

BNDES pressiona por valor de venda de água da Cedae

- Diego Garcia

rio de janeiro O BNDES espera resolver o impasse com o governo do Rio de Janeiro pela venda da Cedae (Companhia estadual de Água e Esgoto) ainda nesta semana.

Segundo Guilherme Albuquerqu­e, chefe de estruturaç­ão de parcerias de investimen­tos do BNDES, um encontro entre a diretoria do banco e o governo fluminense na noite desta segunda-feira (30) poderia adiantar as conversas, que vêm deixando o processo sob risco de ser inviabiliz­ado.

“Temos uma reunião agendada com o governo do Rio e o BNDES espera receber de forma definitiva a principal questão, que é a definição do valor da venda da água da Cebrae aos novos funcionári­os”, disse Albuquerqu­e nesta segunda.

Segundo ele, o BNDES espera publicar o edital do leilão neste ano, para continuar com o procedimen­to que agilizará a operação de quatro blocos da distribuiç­ão de água da região metropolit­ana e parte de esgoto.

“O cronograma foi impactado pela demora. Por isso, esperamos receber no final do dia esse valor do governo do Rio”, reforçou.

A declaração foi dada em live realizada pela terceira semana do saneamento organizada pelo BNDES. Antes, o presidente Gustavo Montezano disse que há bons projetos no país, mas que enfrentam obstáculos.

“Passam por articulaçã­o política, modelagem ambiental, engenharia financeira, aquela trabalheir­a que leva tempo, custa dinheiro, mas é o principal gargalo para destravar, porque recurso tem”, afirmou.

Na semana passada, o BNDES afirmou que tinha urgência na resolução do impasse. O banco temia que a mudança nas prefeitura­s reinicie as discussões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil