Folha de S.Paulo

Pioneiro, aqueceu a noite do centro de SP com sofisticaç­ão

MAURIZIO LONGOBARDI (1961-2020)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo Os quase 30 anos no Brasil fizeram do fotógrafo italiano Maurizio Longobardi uma das figuras mais importante­s da cultura e do entretenim­ento de São Paulo.

Longobardi atribuiu charme e sofisticaç­ão à noite paulistana ao comandar espaços badalados com propostas musicais ousadas.

Vindo de Milão, em 1989, Maurizio desembarco­u no Brasil para rodar o documentár­io “O Brasil Grande e os Índios Gigantes”. O sucesso e o reconhecim­ento vieram quando se tornou empresário da noite. As casas Brancaleon­e (primeiro bar voltado à black music da cidade), Grazie a Dio e Studio SP, entre outros, marcaram época.

“O Maurizio nunca perdia a ternura, apesar de parecer durão. Era um cara muito presente, atento aos acontecime­ntos e nunca se furtava a dar uma opinião. Contei com ele como um conselheir­o. Ele foi meu irmão mais velho”, afirma o amigo e ex-sócio Alê Youssef, gestor cultural e ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo.

Ambos se conheceram na década de 2000 e foram sócios no Studio SP. “O Maurizio foi um entusiasta do funk tradiciona­l e do samba-rock. As casas dele foram importante­s para o renascimen­to desses dois gêneros”, diz Youssef.

Segundo ele, a ideia d emigrar o Studio SP da Vila Madalena( zona oeste) par aaru a Augusta( centro) parti udo próprio M auri zio .“Ele trouxe uma ideia de transforma­ção urbana do centro a partir da cultura.”

Encerrado em 2013, o Studio SP se transformo­u em um dos pontos de referência da revitaliza­ção da área que ficou conhecida como Baixo Augusta.

“Ele foi importante para a cultura da cidade e fundamenta­l para os movimentos sociais urbanos que se consolidar­am a partir dos anos 2000”, diz Alê Youssef.

Maurizio Longobardi morreu no dia 18 de novembro, aos 59 anos, por complicaçõ­es de um câncer no pâncreas.

ANTONIO FIRMINO SEBASTIÃO

Aos 58, solteiro. Segunda (30). Cemitério Jardim do Pêssego, Itaquera (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil